Equipes da Prefeitura trabalham na limpeza e assistência à população após a chuva forte
Publicada em 09/01/2024 às 17:59
Vários setores da Prefeitura se mobilizaram, nas primeiras horas desta terça-feira (09), para o trabalho de limpeza aos transtornos causados pelas chuvas fortes desta segunda-feira (08). Segundo a Defesa Civil de Jundiaí, o volume de chuvas registrado foi de 53,8 mm no Jardim Florestal, 56,4 mm na Roseira, 43,8 mm no Jardim Tamoio, 40 mm no Fazenda Grande, 19,4 mm no Santa Gertrudes e 34,2 mm no Rio Jundiaí – altura da Vila Graff. Apesar dos transtornos, não houve vítimas.
A Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), por meio do Departamento de Zeladoria e Conservação, realizou o trabalho de manutenção em diversos pontos da cidade, principalmente na região da Vila Arens, Vianelo e Jardim Cica. Foi feita limpeza das ruas e de, aproximadamente, 60 bocas de lobo. Também foram aplicados mais de 150m² de asfalto para tapar buracos em vias. Já o Departamento de Parques, Praças e Jardins atendeu oito ocorrências de quedas de árvores.
Ruas passaram de diversos bairros por limpeza na manhã desta terça-feira (09)
A DAE Jundiaí atendeu duas ocorrências pontuais de retorno de esgoto. Uma no Centro e outra no Jd. Caçula. As equipes foram ao local, realizaram a desobstrução da rede e a higienização das casas afetadas.
Assim que as chuvas se iniciaram, a força-tarefa da Operação Chuvas de Verão esteve nas ruas realizando vistoria e auxiliando os munícipes a fim de mitigar os transtornos. Agentes de Trânsito realizaram diversos atendimentos, como corte de árvores e liberação parcialmente de algumas vias e sinalização de vários pontos em função das fortes chuvas. Diversos semáforos foram sinalizados em razão da falta de energia.
Também foram registrados sete pontos de alagamento – na avenida União dos Ferroviários, rua 23 de Maio, rua José do Patrocínio (no trecho entre a rua Vigário J.J. Rodrigues e avenida Dr. Cavalcante), rua Suíça, avenida Jundiaí, avenida Dr. Odil Campos Saes e região da Ponte São João.
O trabalho da força-tarefa, aliás, foi iniciado no mês de abril, durante a Operação Estiagem, que prevê ações específicas desencadeadas pelo órgão municipal, a partir da situação identificada. Foram realizados o desassoreamento e limpeza de mais de 5 mil metros de rios e córregos da cidade para evitar alagamentos.
Força-tarefa da Prefeitura incluiu o trabalho de fechamento dos buracos causados pela chuva nas vias
“É extremamente importante o trabalho de vários setores da Prefeitura em conjunto, principalmente para mitigar os riscos causados pelas fortes chuvas, que são recorrentes nesta época do ano. Todas as Unidades trabalharam em parceria e conseguiram resolver rapidamente os danos”, disse o coordenador da Defesa Civil, João Osório Gimenez Germano.
No Jardim Sorocabana, uma casa teve parte do telhado danificado pela chuva forte de segunda-feira à tarde (08). As equipes da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) estiveram no local para uma vistoria. Telhas e madeiramento serão doados pela FUMAS para o reparo na residência. Também será concedido pela UGADS benefício eventual de vulnerabilidade temporária à família. No Jardim Aurélia, uma casa ficou alagada. A família foi atendida no CRAS Sul e foi fornecido kit de limpeza.
Equipes da UGADS e da Fumas fizeram atendimento no Jardim Sorocaba
Ligue 199
Havendo necessidade, a população pode contatar a Defesa Civil pelo número 4586-0666 ou o 199. Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastres, está disponível o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS. Alertas de risco também são enviados por SMS: basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários