Tombamento da Serra do Japi comemora 40 anos com solenidade
Publicada em 12/03/2023 às 13:24
Aconteceu na manhã deste domingo, na Fundação Serra do Japi, a cerimônia para celebração dos 40 anos do Tombamento da Serra. O encontro contou com falas do gestor da Unidade de Gestão de Planejamento Urbana e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho, que contou um pouco sobre todo o processo até o tombamento, e da superintendente da Fundação Serra do Japi, Vania Plaza Nunes. No final, o Coral Pio X realizou uma apresentação musical.
“Técnicos da Prefeitura de Jundiaí iniciaram os estudos a respeito da Serra em 1978, e então percebeu-se sua importância para o meio ambiente e a necessidade de se preservar toda essa região. Nem todos eram a favor, e por isso foi realizado em grande trabalho de diálogo com a população e os moradores para conciliar todas as demandas. Hoje, temos os Conselhos que realizam este importante trabalho de diálogo com a população”, afirma o gestor Sinésio.
Gestor Sinésio discursou sobre a história do processo de Tombamento da Serra do Japi
“Os 40 anos marcam uma data muito especial. O trabalho de pesquisa realizado hoje na Serra do Japi é fundamental não apenas para os município do seu território, mas a nível mundial”, explica Vania.
Seu Lauro Candioto foi um dos moradores que participou do evento. Ele vive na região da Serra há mais de 40 anos e participou de todo o processo. “Formamos um grupo de moradores que sempre foi a favor da preservação. Somos até hoje e ainda lutamos por isso. Devemos evitar as extravagâncias e conscientizar as pessoas quanto ao uso da área da Serra do Japi”, comenta.
Também estiveram presentes o professor João Vasconcelos, da Unicamp, professor Ricardo Rodrigues da ESALQ, e a professora Eleonore Setz, tanbém da Unicamp, e falaram sobre a importância fundamental da pesquisa na Serra e da preservação para milhares de exemplares da fauna e flora.
Vania Plaza recebeu membros da divisão ambiental da Guarda Municipal
Assessoria de Imprensa
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários