Prefeitura investe mais de R$ 200 milhões em mobilidade urbana
Publicada em 12/03/2023 às 08:00
Como muitos brasileiros, Edgar Aparecido dos Santos, de 78 anos, tem carro próprio e depende do veículo para realizar as tarefas do dia a dia. Morador da avenida Samuel Martins desde 1978, o aposentado é mais um dos tantos munícipes que serão beneficiados pelo Complexo Viário da Região Sul. A obra está inserida em um pacote de aproximadamente R$ 210 milhões em investimentos que visam atender ao Plano de Mobilidade Urbana de Jundiaí, aprovado pela Câmara Municipal.
“É uma obra que trará progresso para a região e facilitará muito a locomoção dos motoristas. Melhorias no fluxo de veículos eram necessárias já há algum tempo. Estamos contentes”, opina Edgar.
Novo viaduto da região sul está com 35% de execução
O Complexo Viário Região Sul está com 35% de execução e envolve a construção de viaduto e alças de acesso que ligam a avenida Samuel Martins com a avenida 14 de Dezembro, passando por cima da rodovia Presidente Tancredo Neves. Ao todo, os investimentos chegam a R$ 30 milhões (R$ 23 milhões de repasse do Governo Estadual e R$ 7 milhões de contrapartida do município). A expectativa é que o dispositivo seja finalizado ao final deste ano.
“As obras de requalificação urbana feitas em nossa cidade têm visão de futuro e os investimentos em infraestrutura são cada vez mais frequentes. Esse investimento irá melhorar o fluxo do trânsito local e trará mais qualidade de vida aos moradores e pessoas que trafegam naquela região”, afirma o Prefeito Luiz Fernando Machado.
Mais investimentos
A avenida Antônio Frederico Ozanan é outra importante via do município que passará por requalificação. O aporte será de R$ 147 milhões (R$ 105 milhões do Governo de Estado, por meio do banco Desenvolve SP, e R$ 42 milhões da Prefeitura) e o início das obras está previsto para o mês de maio.
Nova obra de mobilidade irá beneficiar motoristas que estejam no Distrito Industrial, Vila Hortolândia e Jardim Shangai
O projeto prevê o prolongamento com canalização do trecho do rio Jundiaí, da avenida Frederico Ozanan, entre a avenida 9 de julho e a rua Godoy Ferraz, fazendo conexão à avenida Prefeito Luiz Latorre por meio de uma ponte. Também será construída uma ponte sobre o Rio Jundiaí, na marginal da rodovia João Cereser próximo à UNIP, e a duplicação do túnel existente que também permitirá o acesso direto à avenida Luiz Latorre. Além disso, serão feitas duas novas pontes que farão a conexão da avenida Antônio Frederico Ozanan com as marginais do Córrego das Walquírias. A obra irá melhorar a mobilidade e reduzir o tempo de viagem dos motoristas a partir de bairros como o Distrito Industrial, Vila Hortolândia e Jardim Shangai.
“Esses investimentos são estruturantes e resultam na melhoria da mobilidade urbana da cidade, pensando no médio e longo prazo. Com planejamento e gestão responsável dos recursos, conseguimos atuar nos principais gargalos do trânsito e trazer mais agilidade e qualidade de vida ao jundiaiense”, afirma o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
Nova avenida, em frente ao ECAJ, terá ligação com a região do bairro do Engordadouro
Por fim, com investimentos de R$ 33 milhões, também por financiamento do banco Desenvolve SP, será construída a avenida Paulo Benassi por trás do ECAJ (Ceasa). Ela ligará a marginal da rodovia João Cereser com Antonio Frederico Ozanan, na região do bairro do Engordadouro. Também será feito o recapeamento e a duplicação de trecho da avenida Olívio Roncoletta até a João Cereser, com completo sistema de drenagem de águas pluviais. A previsão de início dessas obras é segunda quinzena de março.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários