SUS Com VC é apresentado para equipe de Itapira
Publicada em 22/03/2023 às 08:00
A equipe de Saúde da Prefeitura de Itapira visitou, nesta terça-feira (21), as instalações da Unidade de Gestão de Promoção (UGPS), destinadas ao programa SUS COM VC. A iniciativa, criada em Jundiaí em julho de 2017 numa parceira com a Unidade de Gestão de Negócios Jurídicos e Cidadania (UGNJC), tem por objetivo a redução da judicialização por medicações, bem como acelerar o atendimento aos pacientes a partir da carteira medicamentosa disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“O SUS Com V.C. promoveu a pactuação de ações para o atendimento rápido à população, a partir das ofertas de medicações já existentes no Município, Estado ou Federação. Conseguimos reduzir 42% no número de novas ações somente no primeiro ano de aplicação, mantendo o atendimento pleno à população”, comenta a diretora de Cidadania, da Unidade de Gestão de Negócios Jurídicos (UGNJC) e uma das criadores do sistema, Tarsila do Amaral.
Roteiro de visitação contou com a parte de recepção de documentações até a expedição de medicamentos
Segundo dados da coordenadora do programa, até outubro de 2022, 1.937 pessoas receberam medicação judicializada na cidade. Em 2015, a judicialização respondia por 67% das demandas e atendimentos. Em 2021 o percentual caiu para 48%.
O SUS COM VC, aliado a outras estratégias de organização, é uma das ferramentas de enfrentamento adotadas em Jundiaí, mostrou ser uma ferramenta exitosa para a prevenção e o enfretamento da Judicialização da Saúde e acreditamos que possa ser replicada.
“Vemos com otimismo a adoção de processos de orientação e mediação sanitária a partir da adoção do Método Apoio como Estratégia de Gestão para prevenção e enfrentamento da Judicialização da Saúde nos municípios”, argumenta a diretora de Cidadania da UGNJC.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários