Propostas do Plano Municipal de Política sobre Drogas são validadas em reunião
Publicada em 20/03/2023 às 09:55
O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD), órgão vinculado à Unidade de Gestão da Casa Civil, promoveu um encontro intersetorial para validação das 63 propostas que irão integrar o Plano Municipal de Política sobre Drogas. O Plano é uma iniciativa da Unidade de Gestão da Casa Civil, por meio da Assessoria de Políticas de Direitos Humanos, em articulação com a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) – Coordenação de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas e COMAD.
As propostas foram construídas com base em escutas setoriais com as demais Unidades de Gestão, órgãos e instituições municipais, além da sociedade civil. Os trabalhos foram iniciados no segundo semestre de 2022 e a previsão é que o Plano seja entregue no primeiro semestre de 2023.
“O envolvimento do poder público com diversas áreas e com a sociedade civil foi fundamental para a construção de um Plano completo e eficaz. O combate ao álcool e outras drogas é essencial para a construção de uma sociedade mais saudável e desenvolvida”, afirma o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.
Propostas foram validadas em encontro realizado na sexta-feira (17)
“O uso de sustâncias é um problema que afeta além da saúde e segurança pública. Ele causa impacto na educação, na carreira profissional e nas famílias. O Plano irá agir de forma global com o intuito de proteger o cidadão e as pessoas ao redor”, comenta o Assessor de Direitos Humanos, Paulo Fernando de Almeida.
O presidente do COMAD, Ilson Silva Santos, explica que as propostas foram estruturadas em cinco eixos: Prevenção, Cuidado e Tratamento, Diminuição da oferta, Avaliação e Pesquisa e Gestão e Governança. “Ele trará uma melhor compreensão e promoverá o acolhimento e amparo das pessoas com sofrimento psíquico. O trabalho com a prevenção é algo fundamental”, opina.
“Todas essas propostas estão sendo construídas, de forma detalhada, desde as primeiras reuniões. A participação de diversas áreas e da sociedade foi fundamental para uma formulação eficaz e completa do Plano, pois o uso de álcool e outras drogas podem começar por vários fatores”, avalia o Coordenador da Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Alexandre Moreno Sandri.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários