Pela Saúde infantil, Jundiaí foca no atendimento completo
Publicada em 15/03/2023 às 07:04
Para se ter alcançar a idade adulta com saúde, os cuidados devem acontecer ao longo da vida. Em Jundiaí, Cidade das Crianças, o Direito à Saúde – um dos eixos estabelecidos pelos Programas Mundial Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças e Urban95, tem atenção desde o início da gestação, com cuidados com as futuras mamães, seguindo pela puericultura e infâncias. A atenção e o cuidado alcançaram os receituários e a ambiência dos equipamentos de saúde, que foram desenhados para que os pequenos se sintam acolhidos. Este será um dos temas apresentados no Encontro Brasileiro Cidade das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias, realizado pela Prefeitura de Jundiaí, entre os dias 18 a 24 de março.
Juliana dos Anjos Oliveira, 37 anos, foi até a Clínica da Família Vila Hortolândia, para levar o filho Rafael dos Anjos Oliveira Lopes, 5 anos para a consulta de rotina. Apesar de estar com todos os indicadores em dia, o pequeno não saiu com as mãos abanando. Levou para casa uma receita especial, com prescrições de brincadeiras, leituras em família e brincadeiras ao ar livre. “Esta foi a primeira vez que recebemos o receituário infantil. Fiquei impressionada. É muito interessante a proposta de incluir brincadeiras e atividades em família para o pleno desenvolvimento das crianças. Adoramos e vamos colocar em prática”, contou a mãe.
“Saber que Jundiaí está empenhada em cuidar da infância é muito importante para nós, família, pois sabemos que estamos cuidando de toda a sociedade. Estamos amando todas as novidades e espaços oferecidos pela Prefeitura”, explicou a mãe, que afirmar ter ampliado as oportunidades de contato com a natureza para o filho.
O pequeno adorou a receita exclusiva e associou imediatamente as ilustrações aos desenhos dos ambientes Pé de Infância existentes no serviço de Saúde, no terminal de ônibus e na escola em que estuda, a EMEB Prof. Joaquim Candelário de Freitas, que carinhosamente chama de ‘escola arco-íris’.
DESCRIÇÃO DA IMAGEM: garoto de cabelo liso, de cinco anos, segura receituário médico em que além de medicamentos, são receitadas brincadeiras e atividades em família para a diber
Rafael dos Anjos Oliveira Lopes, 5 anos, adorou o receituário infantil; pequeno associou os desenhos às imagens que colorem a escola e os pontos de ônibus
Políticas públicas
“Pensar numa cidade boa para todos, é essencialmente, desenvolver políticas públicas para a infância. Em Jundiaí, o investimento em Saúde representa um quarto de todo o orçamento municipal, e é aplicado para a oferta de serviços de qualidade ao cidadão, desde o início de sua vida”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera, a atenção à infância inclui atendimentos e ações, pensadas e projetas a partir de indicadores. “No Observatório Jundiaí dispomos de mais de 100 indicadores infantis da cidade, desde a mortalidade infantil, vacinação, até internações. Com base nos dados e com desenvolvimento integrado entre as plataformas, implementamos nos ambientes que já tínhamos para as crianças nos equipamentos de Saúde, os desenhos do Pé de Infância, além de apresentar o receituário infantil, que desde o ano passado faz sucesso entre profissionais, famílias e crianças”, comenta o gestor.
Texera lembra que o Hospital Universitário (HU), referência pública para o atendimento materno-infantil, realiza cerca de 300 partos por mês, com toda a assistência, humanização de serviço certificado pelo programa ” Rede Cegonha” e acreditação da Organização Nacional de Acreditação ( ONA) – Nível 2 que garantem a qualidade no cuidado das crianças e mamães.
Esses dados serão apresentados no Encontro Brasileiro Cidade das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias, realizado pela Prefeitura de Jundiaí, nos dias 19 e 23, em painéis e fóruns, ao longo do evento, que terá a participação de personalidades de renome internacional como Francesco Tonucci (Frato), Fundador da Rede Mundial de Cidades das Crianças, Lorena Morachimo, Coordenadora da Rede Latino-Americana de Cidade das Crianças, Dr. Daniel Becker, pediatra e Thaís Sanches, da Fundação Bernard van Leer.
Além do Receituário infantil, Jundiaí garante atendimento completo para as crianças e mamães
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários