Implantação de Jardim de Chuva integra comemorações do Dia Mundial da Água
Publicada em 22/03/2023 às 08:24
É com o projeto-piloto de implantação do primeiro Jardim de Chuva, ação do departamento de Urbanismo da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), que a Prefeitura de Jundiaí comemora o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. A novidade é realizada com apoio comunitário em área pública, em contexto de educação ambiental, através do Curso “Sistematização de água na paisagem”, desenvolvido pelo Sesc-Jundiaí em parceria com a Prefeitura e consultoria da Fluxus Design Ecológico.
A Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu a data comemorativa em 1992, também definiu para 2023 o tema: “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no mundo”, com o objetivo de discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e saneamento. “E é com este olhar que reconhecemos que todos podemos fazer algo para despertar mudanças de paradigmas em prol de um desenvolvimento sustentável da nossa cidade, e toda pequena ação na área de gestão de recursos hídricos, se escalada e realizada por muitos, faz uma enorme diferença não só na área ambiental, como também econômica e social e de saúde”, comenta a diretora da Urbanismo, Sylvia Angelini.
Atividades desenvolvidas com participantes de curso e voluntários encerrou formação oferecida numa parceria do Sesc com a Prefeitura
Os Jardins de Chuva contribuem com a preservação da água e de seu ciclo. Na cidade, trazem benefícios com a redução da quantidade e velocidade de escoamento superficial da água em momentos de chuva intensa, diminuindo problemas de enchentes e erosões; com o aumento a infiltração no solo, ampliando a recarga de lençóis freáticos com água de melhor qualidade, pois filtram a poluição difusa da cidade; com o embelezamento da paisagem, melhorando e ampliando a flora e fauna no ambiente construído; tudo isso com um baixo custo de implantação e de manutenção.
Segundo o gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho, os jardins de chuva são ações de microdrenagem urbana que integram as “Soluções Baseadas na Natureza” (SBN). “O que buscamos é que se tornem política pública para a implantação estratégica no território, diminuindo a necessidade de tantas ações de macrodrenagem, que costumam ser muito mais custosas e demoradas para o município implantar, por seu grande porte”, ressalta do gestor.
Após a avaliação do terreno e levantamentos necessários, foram feitos plantios de ervas aromáticas e folhagens com a participação das crianças
A implantação
Com cerca de 50 voluntários e alunos do Curso “Sistematização de água na paisagem” foi aplicado na prática, no sábado (18) na área pública da Horta Comunitária e do Parque Naturalizado do Jd. Guanabara. O curso contou com mais de 150 pessoas inscritas, duas aulas on-line ao longo da semana e encerramento na atividade em campo.
As atividades iniciaram com o reconhecimento e leitura da paisagem, identificação dos caminhos naturais da água no relevo, testes de infiltração do solo, reconhecimento dos dispositivos de microdrenagem e saneamento sustentáveis já em implantação (infraestrutura dos jardins de chuva, canaletas de escoamento, valetas de infiltração (swales), mini-cisterna e círculo de bananeiras), demarcação de novos dispositivos e encerraram com os plantios de hortaliças nos canteiros, de ervas aromáticas nas floreiras com crianças e de parte do jardim de chuva da entrada do futuro parque.
Durante toda a tarde foram realizadas diversas atividades no local com a recepção das permissionárias do espaço, Donas Luíza Expedita Gomes e Jocilena Cenachi Ramalho, e do ‘seo’ Benedito da Silva, que apresentaram os espaços já construídos em conjunto com a comunidade e as contaram histórias a partir fotos, dispostas em exposição.
Assessoria de Imprensa
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários