Adoçante: como usar na dieta ou no café e seus prejuízos a longo prazo
Nutricionista ajuda a entender mais sobre o assunto; confira
Trocar o açúcar pelo adoçante é uma prática muito comum entre as pessoas que entram em dietas mas não abrem mão de um docinho. Isso por que, ao usar adoçante, é possível deixar o que você quiser menos amargo ou azedo sem consumir muitas calorias, como é o caso do açúcar. No entanto, apesar de ser a alternativa mais fácil, não significa que o adoçante seja a melhor opção. Na verdade, o uso do produto industrializado pode gerar prejuízos à saúde se levarmos em conta sua frequência, qualidade e quantidade.
Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, chamamos a nutricionista Gisele Haiek, pós-graduada em nutrição clínica funcional pela VP Centro de Nutrição Funcional. E se você é daqueles que não abre mão do adoçante no cafezinho, continue lendo os tópicos a seguir.
Benefícios do adoçante na dieta
Não é mito que substituir o açúcar pelo adoçante pode ajudar quem quer perder peso. "Ao fazer a troca, há um benefício no contexto de emagrecimento, visto que com apenas ela, haverá uma diminuição na quantidade de calorias ingeridas, pois o adoçante não tem quantidade de calorias significativas, enquanto o açúcar, sim", explica Haiek. O impacto metabólico do açúcar no nosso sangue também é maior do que o do adoçante. Assim, pode ser benéfico usá-lo no processo de transição entre o uso de açúcar e sentir o verdadeiro sabor dos alimentos, sem nenhuma modificação açucarada.
Como usar adoçante no café
Mesmo que usar adoçante no café seja muito comum, nem sempre sabemos a quantidade ideal para cada xícara. Logo, definir quantas gotas (da versão líquida) ou colheradas (da versão em pó) serão usadas depende do paladar doce individual de cada um. Ainda assim, o ideal é evitar excessos e sempre pensar que o mínimo é o mais aconselhável. Afinal, o adoçante não deve ser uma muleta na sua dieta, mas apenas uma ponte que vai te ajudar a seguir hábitos mais saudáveis. "Para um cafezinho (xícara de café com aproximadamente 50 mL), algo entre 1 e 2 gotinhas de adoçante basta. Se for a versão em pó, 1 colher de café é o suficiente", afirma a nutricionista.
Prejuízos do adoçante e outras opções
Mas se você acha que trocar açúcar pelo adoçante é o suficiente para ter uma vida mais saudável, talvez esteja na hora de repensar. Um estudo publicado no ano passado na revista científica Plos Medicine associou o constante consumo de aspartame (um popular adoçante artificial) com um aumento de 15% do risco de todos os tipos de cânceres e especificamente 22% do de câncer de mama. Outro prejuízo à saúde avaliado foi uma maior incidência de tumores relacionados à obesidade. Para Haiek, a pesquisa mostra que, para além do risco de consumo, está na hora de reconsiderar seu uso especialmente pela dependência. "Se temos a necessidade de adoçar demais as coisas é porque nosso paladar certamente precisa de modulação. O normal é sentirmos todos os sabores, doce, salgado, azedo, amargo ou umami. Não é interessante à saúde mascarar o sabor das coisas sempre", ressalta.
Alternativas mais saudáveis
Colocar adoçante ou açúcar receitas como bolos faz sentido. Agora, tirar o sabor natural de café, chá, iogurte natural ou frutas, nem tanto. E se pensarmos nos malefícios dos dois, fica ainda mais difícil defender seu consumo. Por isso, pode ser interessante pensar em alternativas mais saudáveis. Para te ajudar a deixar a comida mais doce sem tantos problemas, as melhores opções são os adoçantes de origem natural. Xilitol, eritritol, taumatina, monkfruit, moon sugar, stevia, açúcar de coco e até mesmo o mel são excelentes formas de adoçar os alimentos com cautela. Além disso, combinações com frutas também podem te ajudar a fugir dos adoçantes. Afinal, elas são os " doces da natureza". Esses exemplos servem para te ajudar a usar a criatividade e assim não cair no ciclo vicioso do produto industrializado:
Uva passa ou tâmaras batidas na massa do bolo, ou em vitaminas;
Banana bem madura amassada no mingau de aveia;
Banana congelada batida com frutas mais azedas para um sorvete natural.
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários