Promessa de modernização para SP, monotrilho acumula falhas e atrasos
Trem elétrico surgiu como alternativa ao caro metrô, reduzindo custos e ampliando malha ferroviária da capital paulista
Redação Terra
O monotrilho, que surgiu como uma promessa de modernização mais barata e rápida para transportar passageiros por toda a cidade de São Paulo, acumula falhas e reclamações de seus usuários.
O projeto do trem elétrico surgiu em 2009, enquanto o Brasil se preparava para sediar a Copa do Mundo de 2014 e São Paulo era candidata a receber os principais jogos do torneio. Era para ser uma solução mais rápida, moderna e barada para as outras alternativas de transporte na capital paulista.
• Para cada km de metrô, era preciso R$ 380 milhões, contra "apenas" R$ 95 milhões do monotrilho;
• As obras do monotrilho também prometiam mais rapidez: seria necessário metade do tempo em comparação com o metrô.
• No início, o projeto previa seis linhas. Dessas, duas saíram do papel em obras... mas apenas uma está em funcionamento — parcialmente.
Acidentes
Só na última semana, dois acidentes aconteceram no monotrilho: na quarta, 8, e na quinta-feira, 9. A Linha 15-Prata precisou ficar horas paralisada por causa da colisão dos trens. Segundo o Metrô, ninguém ficou ferido.
Outros acidentes aconteceram ao longo dos anos de operação:
Setembro de 2022: uma placa de um dos trens caiu na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello;
Fevereiro de 2020: um pedaço de um pneu caiu na rua;
Janeiro de 2019: ocorreu a primeira batida entre dois trens, também antes do início da operação comercial. Uma peça caiu na rua.
Linha 17-Ouro
A linha projetada para a Copa do Mundo plenajeva ligar o Aeroporto de Congonhas à estação Jabaquara em uma ponta, e ao Morumbi, na outra, onde fica o estádio do Morumbi.
No entanto, a construtora Andrade Gutierrez, responsável pela obra, deixou o projeto em 2015 — um ano depois da promessa de entrega do projeto —, com menos de 30% das obras concluídas.
Atualmente, as obras estão em 61%, mas com o trajeto inicial reduzido consideravelmente. Mesmo assim, há previsão de novas paralisações da obra em breve.
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários