undiaí reduz criminalidade e amplia eficiência da Guarda Municipal
Publicada em 16/10/2025 às 08:00
Dados oficiais da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) indicam queda nos índices criminais em Jundiaí em agosto de 2025. Naquele mês, o município registrou o menor número de roubos de veículos e de furtos da série histórica (disponível desde 2001), respectivamente de 63% e de 28,8%, na comparação com agosto do ano passado.
Guarda Municipal de Jundiaí trabalha em conjunto com as outras forças policiais da cidade: atuação é focada em preparo técnico, inteligência operacional e proximidade com o cidadão
A queda expressiva desses dois crimes é reflexo direto da atuação qualificada da Guarda Municipal de Jundiaí, em integração com as demais forças policiais da cidade. Paralelamente à redução da criminalidade, a produtividade policial de Jundiaí em agosto aumentou, com o crescimento de mais de 25% nas prisões efetuadas, de quase 24% nas detenções em flagrante, 24,3% nas prisões por mandado judicial e de 17,5% nos flagrantes lavrados.
“A segurança pública em Jundiaí é construída com integração, dados, estratégia e presença de nossos agentes de segurança. A atuação da nossa Guarda Municipal é motivo de orgulho, pois alia preparo técnico, inteligência operacional e proximidade com o cidadão”, afirma o secretário municipal de Segurança Pública, Guilherme Balbino Rigo.
O combate ao tráfico de drogas também apresentou desempenho relevante, com aumento de 9,4% nas ocorrências de enfrentamento a este crime, indicando atuação direta sobre os pontos de venda e contenção da circulação dos entorpecentes. “O modelo de gestão implementado pela Prefeitura, sob a liderança do Prefeito Gustavo Martinelli, aposta na inteligência territorial, valorização profissional, investimentos em tecnologia e forte articulação interinstitucional com as Polícias Estaduais, Ministério Público e Poder Judiciário. Segurança pública eficiente é aquela que entrega resultado sem abrir mão da legalidade, da transparência e do compromisso com a vida”, reforça o secretário.
Novo app da Guarda de Jundiaí
A atuação da GM de Jundiaí também está alinhada com as necessidades da população, segundo o Comandante da Guarda Municipal, Cássio Nicola. “A denúncia e a comunicação de situações suspeitas são fundamentais para o êxito das ações preventivas, permitindo respostas mais rápidas e eficazes”, ressalta Cássio.
Para isso, a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou no dia 10 de outubro o aplicativo “153 Jundiaí”, uma ferramenta moderna e acessível que permite acionar a Guarda, registrar ocorrências, enviar fotos e acompanhar o atendimento em tempo real. Mais do que um canal de contato, o app fortalece a parceria entre a comunidade e a segurança pública.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários