Municípios da RMJ realizam reunião sobre políticas habitacionais com participação da ONU-Habitat
Publicada em 17/10/2025 às 18:43
A Prefeitura de Jundiaí participou, nesta sexta-feira (17), da reunião temática sobre habitação e desenvolvimento urbano sustentável que reuniu representantes dos sete municípios que compõem a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ). O encontro, realizado em Jarinu, integrou a programação da ONU-Habitat – agência das Nações Unidas voltada à promoção de cidades mais inclusivas, sustentáveis e ambientalmente equilibradas.
Reunião da RMJ reuniu prefeitos, secretários e representantes para debater políticas habitacionais e desenvolvimento urbano sustentável
Participaram da reunião as prefeitas Débora Prado (Jarinu) e Noemi Medeiros Bernardes (Cabreúva); o assessor especial da Aglomeração Urbana de Jundiaí, Thales Delgado, o secretário municipal de Habitação e de Infraestrutura e Serviços Públicos de Jundiaí, Jeferson Coimbra; o secretário municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Marco Antonio Bedin; o subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo, José Police Neto; o coordenador da Subsecretaria, Carlos Alexandre Gomes; além de técnicos do Escritório Técnico da RMJ e servidores das prefeituras envolvidas.
O encontro teve como objetivo fortalecer a articulação regional em torno de soluções habitacionais integradas e discutir estratégias conjuntas de enfrentamento aos desafios urbanos contemporâneos, como déficit de moradia, ocupações irregulares e os impactos das mudanças climáticas sobre as cidades.
Representando Gustavo Martinelli, prefeito de Jundiaí e presidente da RMJ, o assessor especial Thales Delgado destacou a importância da atuação conjunta entre os municípios e o papel de Jundiaí na consolidação de uma governança metropolitana baseada na cooperação técnica.
“A ONU-Habitat representa uma oportunidade para pensarmos juntos soluções sustentáveis que vão impactar não apenas a nossa geração, mas também as próximas. O Escritório Técnico tem sido fundamental para garantir agilidade e integração entre os sete municípios”, afirmou.
Participantes reunidos para discutir estratégias de habitação e desenvolvimento urbano sustentável na região
O secretário Jeferson Coimbra ressaltou o papel da RMJ na construção de políticas públicas mais eficazes. “Habitação é um direito social, mas também um pilar do desenvolvimento urbano. Quando os municípios planejam juntos, as soluções se tornam mais completas e eficientes para toda a população”, disse.
A prefeita Débora Prado, anfitriã e vice-presidente da RMJ, destacou a importância de sediar a reunião em Jarinu. “É uma honra sediar uma discussão dessa magnitude. Estamos falando de um tema que ultrapassa governos e gerações. É gratificante ver prefeitos e equipes pensando juntos soluções coletivas e sustentáveis”, afirmou.
Representando o Governo do Estado de São Paulo, o subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, elogiou o avanço da governança metropolitana da RMJ e destacou que o encontro marca um novo ciclo de cooperação com a ONU-Habitat.
“A RMJ tem potencial para se tornar um exemplo nacional de desenvolvimento urbano sustentável e colaborativo. Esse é um passo importante para fazermos da habitação um vetor de inclusão e dignidade”, completou.
A primeira parte da reunião encerrou com a assinatura simbólica de um pacto regional pela habitação sustentável, reafirmando o compromisso dos sete municípios da RMJ com cidades mais justas, inclusivas e resilientes.
Equipe técnica, secretários e servidores da Prefeitura de Jundiaí presentes na reunião da RMJ, contribuindo para o planejamento integrado e soluções sustentáveis para a região
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários