Com novas matrículas no Recanto da Toca, Prefeitura de Jundiaí chega a 814 entregas
Publicada em 16/10/2025 às 16:00
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Habitação Social, realizou, na noite da última terça-feira (15), mais uma entrega de matrículas de regularização fundiária. Foram beneficiadas 18 famílias do núcleo Recanto da Toca, no bairro da Toca, região do Caxambu. Com essa ação, a gestão municipal chega a 814 matrículas regularizadas neste ano.
Representantes do poder público e as 18 famílias beneficiadas do loteamento Recanto da Toca
A matrícula de regularização fundiária é a certidão de propriedade de um imóvel que antes operava de maneira informal. Com o documento, ele se torna regular perante a lei e garante o direito de moradia do ocupante. Em noite de celebração dos moradores do loteamento, o prefeito Gustavo Martinelli comentou sobre a importância desse processo não somente do ponto de vista jurídico, mas também da valorização das comunidades. “A entrega da matrícula de um imóvel traz dignidade e esperança para as pessoas, que agora têm segurança jurídica e também liberdade para comercializar o imóvel, o que sem o documento não é possível. Já são mais de 800 documentos entregues desde o início da gestão, e nossa meta é chegar a mil até o final do ano”, ressaltou.
A conquista da sonhada regularização fundiária é o marco de décadas de luta da vizinhança do Recanto da Toca. Segundo a representante dos moradores, Maria Helena Alves Sousa Paixão, desde 2003 a comunidade vinha unindo esforços coletivos para obter os documentos em mãos. “Passamos por momentos difíceis, inclusive pedido de penhora da gleba toda, mas conseguimos reverter. E chegar aonde chegamos só foi possível porque houve muita união e apoio da equipe da Secretaria de Habitação Social.”
Iraci Maria Garcia Jacinto, 63, mora com a filha, Marli Jacinto, há mais de 20 anos no loteamento. Sem o documento de seu imóvel, não tinha acesso sequer a entregas por correios ou aplicativo. “Era como se a gente não existisse. Depois de muita luta deu certo, e agora posso dizer: essa terra é minha”, comemorou.
Gustavo Martinelli entrega matrícula a morador do Recanto da Toca
Mãe e filha, Iraci e Marli, celebram sonhado documento da casa própria
De acordo com o secretário de Habitação Social, Jeferson Coimbra, com o loteamento regularizado, agora será possível dar andamento a outros projetos de infraestrutura pública que serão viabilizados por meio de verbas do governo federal, entre eles a pavimentação das ruas do núcleo. “Nós estamos trabalhando forte na regularização fundiária do município e conseguimos avançar bastante em dez meses de gestão. Entendemos que, com o documento, todo o bairro melhora.”
Gustavo Martinelli (prefeito), Jeferson Coimbra (secretário de Habitação Social), Clovis Pinhata Baptista (diretor do Departamento de Regularização Fundiária) e lideranças do bairro
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários