Pão de queijo que não murcha, que dá para rechear e fica macio por mais tempo
Ingredientes da receita de pão de queijo que não murcha
150 ml de água filtrada
200 g de muçarela ralada
150 ml de leite integral
500 g de polvilho azedo
uma pitada generosa de sal
150 ml de óleo
100 g de queijo parmesão ralado
recheio de sua preferência (opcional)
2 ovos grandes, inteiros
Obs.: a medida da xícara é de 240ml.
Modo de preparo
Leve uma panelinha ao fogo com 150 ml de água filtrada, 150 ml de leite integral e 150 ml de óleo até o iniciar fervura.
Desligue o fogo e despeje gradualmente essa mistura líquida fervente sobre 500 g de polvilho azedo misturado com uma pitada generosa de sal, para escaldar, misturando com uma colher, numa tigela.
Entre com 2 ovos grandes, inteiros e misture com as mãos, para envolver bem esses ovos.
Agregue 100 g de queijo parmesão ralado e 200 g de muçarela ralada, tornando a misturar manualmente. Se você pegar um pouco da massa com a mão que está limpa, vai notar que a massa não está grudando.
Cubra a tigela com plástico-filme e mantenha na geladeira por 15 minutos.
Retire uma porção da massa, abra um círculo na mão, adicione o recheio de sua preferência e feche para vedar bem, formando uma bolinha. Se preferir, faça sem recheio.
Acomode a bolinha numa forma espaçosa, sem a necessidade de untar e repita o processo para modelar todos os pães de queijo, mantendo um espacinho entre eles.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 200 °C até dourar.
Retire, sirva e delicie-se com seu pão de queijo que não murcha!
Investimento tecnológico sustentável impulsionará emprego e renda em Jundiaí Publicada em 20/11/2025 às 15:00 Jundiaí recebeu representantes da Casa dos Ventos e da Ascenty, empresas reconhecidas nacional e internacionalmente por suas operações sustentáveis em energia renovável e infraestrutura tecnológica. A parceria entre as duas organizações garantirá à cidade a implantação de um novo empreendimento totalmente baseado em energia limpa e no uso de água de reuso, assegurando operação moderna, de grande porte e sem impactos ao abastecimento local. Logo na apresentação, as empresas reforçaram que toda a energia utilizada será 100% renovável, fornecida pela Casa dos Ventos, e que o sistema adotará circuito fechado de água tratada e reutilizada, eliminando a necessidade de captação adicional. O modelo já é referência no setor e se alinha às diretrizes ambientais do município. Mark Willian, Humberto Cereser, Cássia Carpi, Luciana Tango, Clécio Eloy, Gustavo Martinelli, Marcos Siqueira, ...
Comentários