Jundiaí reforça importância da vacinação contra o sarampo
Publicada em 14/07/2025 às 14:00
Com o alerta para o risco de reintrodução do sarampo no Brasil, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) reforça a importância da imunização com a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, como a principal forma de prevenção.
Com o aumento das viagens nas férias escolares, a Prefeitura reforça a importância de manter a vacinação em dia
Em 2025, Jundiaí não registrou casos suspeitos ou confirmados de sarampo entre os munícipes. A cobertura vacinal para menores de 1 ano está em 92,03% para a primeira dose e 73,09% para a segunda dose.
Durante o período de férias escolares, quando aumentam as viagens nacionais e internacionais, a UGPS encaminhou aos serviços de saúde o Alerta de Sarampo para Viajantes – Férias Escolares de Julho de 2025, com orientações sobre o esquema vacinal e recomendações específicas para quem vai se deslocar.
No momento, Jundiaí não tem indicação da dose zero do sarampo, aplicada em crianças de 6 a 11 meses em situações de surto ou risco elevado de exposição ao vírus, porque não há circulação ativa da doença no município.
“A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba”, reforça a gestora da UGPS, Dra. Márcia Facci.
A vacina está disponível gratuitamente nos 35 serviços de saúde da Atenção Primária (APS) do município, de segunda a sexta-feira, conforme o horário de funcionamento de cada unidade.
A tríplice viral é a principal forma de proteção contra o sarampo, caxumba e rubéola e está disponível gratuitamente nas UBSs de Jundiaí
Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários