Cultura convoca artistas para a última audiência pública da PNAB nesta segunda (14)
Publicada em 13/07/2025 às 14:40
A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) realiza nesta segunda-feira (14) a última da série de quatro audiências públicas promovidas pela Unidade pela nova fase da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Marcado para as 19h, o encontro será novamente realizado na Sala Glória Rocha do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro.
“Na mesma linha do debate qualificado que temos tido nos três primeiros encontros com o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), artistas e demais trabalhadores e consumidores de Cultura, esta será a última oportunidade de diálogo antes da finalização da proposta que deveremos fazer ao Ministério da Cultura com os percentuais de aportes destinados a cada segmento. Por isso o nosso reforço pela participação de todos, para que o diagnóstico seja coerente com a realidade”, explica a gestora de Cultura, Clarina Fasanaro.
Quarta audiência pública será nesta segunda (14), novamente a partir das 19h na Sala Glória Rocha
A adesão do Município a esta fase do PNAB prevê a destinação de aporte de quase R$ 2,8 milhões. Desse total, cerca de R$ 1,7 milhão serão destinados a editais que contemplam múltiplas linguagens, como a Dança, Música, Cultura Popular, Teatro, Circo, Literatura e outros.
Estão previstos ainda outros cerca de R$ 700 mil para o fomento a redes de Pontos de Cultura por meio de Termos de Compromisso Cultural e Prêmios, outros pouco mais de R$ 125 mil como subsídio para a manutenção de espaços e organizações culturais, além de outras frentes
Clarina reitera ainda que o encontro de diálogo visa receber as demandas e sugestões, a fim da criação de um consenso, balizado nos indicadores da UGC a partir de seu Cadastro de Artistas, o Programa de Estímulo à Cultura (Proesc), edital municipal de estímulo, as últimas edições da PNAB e também a Lei Paulo Gustavo, esta última cuja execução garantiu no Espaço Expressa a instalação da Sala São Paulo-Minas de cinema.
A Sala Glória Rocha fica no Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro, localizado na rua Barão de Jundiaí, 1.093 – Centro.
Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários