Prefeitura participa de encontro regional sobre habitação e desenvolvimento urbano com presença do Governo do Estado
Publicada em 26/07/2025 às 14:00
A Prefeitura de Jundiaí participou, nesta semana, do encontro promovido pelo Fórum Regional de Comércio, Indústria e Serviços de Jundiaí e Região (FORCIS), realizado na sede da OAB Jundiaí. O evento contou com a presença do subsecretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, José Police Neto, e reuniu representantes de 18 das 26 entidades que compõem o fórum, com foco em temas estratégicos para o desenvolvimento da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), como regularização fundiária, melhorias habitacionais e preservação ambiental.
Durante o encontro, o superintendente da FUMAS, Jefferson Coimbra, destacou os avanços de Jundiaí na área habitacional. Somente nos últimos sete meses, a cidade ultrapassou a marca de 688 matrículas regularizadas e, por meio do programa estadual Viver Melhor, mais de 200 residências foram reformadas neste ano. “Essas ações transformam a vida das pessoas e valorizam bairros inteiros, gerando inclusão e dignidade. É um trabalho que vai além da moradia, promovendo cidadania e pertencimento”, afirmou.
Acompanhado de sua equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), o subsecretário apresentou os principais programas em andamento no Estado com foco nos municípios da RMJ. Entre eles, o programa voltado à regularização fundiária; o Viver Melhor, que realiza reformas habitacionais como as do Jardim Novo Horizonte; além de ações de recuperação de áreas de risco, proteção de mananciais e uso de nanosatélites para o monitoramento ambiental e prevenção de desastres naturais.
Police Neto destacou que todos os programas contam com apoio do BNDES, por meio de recursos a fundo perdido destinados aos municípios, e reconheceu o protagonismo de Jundiaí. “Jundiaí é uma das poucas cidades que têm uma estrutura de regularização fundiária consolidada”, afirmou.
O subsecretário também ressaltou a importância da participação da sociedade civil na construção de políticas públicas regionais. “Essa é a verdadeira autoridade política das regiões: quando a sociedade civil se organiza e participa, como ocorre com o FORCIS, conferindo legitimidade aos projetos”, destacou. Segundo ele, o fortalecimento das regiões metropolitanas amplia a capacidade de diagnóstico dos municípios e a efetividade das intervenções. “A relação entre os municípios permite identificar os pontos fortes de cada cidade e as áreas que necessitam de atenção. Os Escritórios Técnicos de Projetos Estratégicos foram criados justamente para esse acompanhamento”, explicou.
Anfitrião do encontro, o presidente da OAB Jundiaí, Dr. Daniel Orsini Martinelli, enalteceu a importância do fortalecimento institucional entre os diferentes setores. “É uma honra para a nossa instituição receber esse grupo tão importante para a cidade, que vem se destacando no apoio às ações da Prefeitura. Assim, o FORCIS ganha ainda mais força, reconhecimento e relevância. A OAB Jundiaí estará sempre de portas abertas para apoiar projetos tão significativos”, declarou.
Além de Jefferson Coimbra, representaram a Prefeitura de Jundiaí os gestores André Ferrazzo (Planejamento e Meio Ambiente), Humberto Cereser (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia) e Sinésio Scarabello Filho, gestor adjunto de Obras.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Investimento tecnológico sustentável impulsionará emprego e renda em Jundiaí Publicada em 20/11/2025 às 15:00 Jundiaí recebeu representantes da Casa dos Ventos e da Ascenty, empresas reconhecidas nacional e internacionalmente por suas operações sustentáveis em energia renovável e infraestrutura tecnológica. A parceria entre as duas organizações garantirá à cidade a implantação de um novo empreendimento totalmente baseado em energia limpa e no uso de água de reuso, assegurando operação moderna, de grande porte e sem impactos ao abastecimento local. Logo na apresentação, as empresas reforçaram que toda a energia utilizada será 100% renovável, fornecida pela Casa dos Ventos, e que o sistema adotará circuito fechado de água tratada e reutilizada, eliminando a necessidade de captação adicional. O modelo já é referência no setor e se alinha às diretrizes ambientais do município. Mark Willian, Humberto Cereser, Cássia Carpi, Luciana Tango, Clécio Eloy, Gustavo Martinelli, Marcos Siqueira, ...
Comentários