Prefeitura de Jundiaí garante atendimento e cobra mais transparência nas contas públicas do Hospital São Vicente
Publicada em 28/01/2025 às 22:47
Na noite desta terça-feira (28), o prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, acompanhado do vice-prefeito Ricardo Benassi, do gestor de Negócios Jurídicos e Cidadania, Edney Duarte Jr., do gestor de Promoção da Saúde, Dr. Adolfo Martin, do presidente da Câmara Municipal, Edicarlos Vieira e de outros membros do legislativo, realizou uma coletiva de imprensa para atualizar informações sobre as tratativas em andamento com o convênio dos Prontos Atendimentos geridos pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSPV). A convocação foi feita com o objetivo de reforçar o compromisso da administração municipal com a manutenção da excelência nos serviços de saúde oferecidos à população de Jundiaí e região.
O prefeito Gustavo Martinelli destacou que, desde o início da nova gestão, tem sido priorizada a análise das demandas e repasses relacionados ao hospital. “Assim que assumimos, solicitamos os documentos necessários para entender as necessidades do Hospital São Vicente e buscar as melhores soluções. Temos nos empenhado para conduzir as tratativas de forma técnica e transparente, sempre colocando os interesses da população em primeiro lugar”, afirmou.
O prefeito garantiu continuidade nos serviços da saúde e solicitou mais transparência do HSPV
Histórico e valores do convênio
Firmado em agosto de 2023, o convênio 016/2023 previa a gestão e operação dos serviços de saúde que compõem a Rede de Atenção Pré-Hospitalar de Jundiaí (PA Central, PA Hortolândia e PA Retiro). O valor mensal estipulado foi de R$ 4.509.468,08, sem reajustes durante as prorrogações feitas em 2024.
Desde o início de 2025, a Prefeitura iniciou negociações com o hospital para a renovação do contrato, solicitando documentos detalhados, como plano de trabalho e planilhas de custos. Após análise técnica das informações enviadas pelo hospital, foi constatado que o reajuste proposto, de 22,33% (elevando o valor para R$ 5.516.538,89), não era compatível com as metas previstas e também deveriam ser ajustadas.
Com base nesses dados, a Prefeitura apresentou ao hospital uma proposta de renovação do contrato por 12 meses, com ajustes técnicos e valores compatíveis, ou, alternativamente, uma prorrogação por três meses enquanto se concluem os novos estudos.
O gestor de Promoção da Saúde, Dr. Adolfo Martin, reforçou que o objetivo da Prefeitura é garantir que os serviços de saúde sejam prestados sem interrupção e com qualidade. Ele também destacou que, conforme a legislação, caso o hospital não aceite as propostas apresentadas, há uma obrigação contratual de continuidade por até 90 dias. “Nosso compromisso é garantir que a população continue sendo atendida com excelência. Estamos empenhados em buscar soluções que atendam às necessidades de todos, sempre com responsabilidade e dentro da lei”, afirmou o gestor.
Apesar das tratativas e do envio de propostas, a Prefeitura aguardou até as 17h desta terça-feira uma resposta formal do hospital sobre as alternativas apresentadas. No entanto, até o momento do prazo estipulado, a instituição não se manifestou oficialmente.
Acompanhamento legislativo
O presidente da Câmara Municipal, Edicarlos Vieira, ressaltou que o Legislativo está acompanhando de perto as negociações e reforçou o compromisso de garantir a transparência dos repasses públicos. “Os vereadores farão um levantamento detalhado e protocolarão um pedido formal para acompanhar de perto os recursos destinados ao hospital. Nosso objetivo é garantir que cada real seja aplicado de forma eficiente e responsável para atender à população”, destacou o porta-voz do Legislativo.
Gestão responsável
A Prefeitura de Jundiaí reafirma que a prioridade é a continuidade e a qualidade dos serviços prestados à população. Caso o hospital não aceite a proposta de renovação do contrato por 12 meses ou a prorrogação por três meses, será garantida a manutenção dos atendimentos, conforme previsto em contrato, até que um novo processo de contratação seja finalizado.
“Nossa gestão é pautada pela responsabilidade e pela transparência. Seguiremos trabalhando para que os recursos públicos sejam aplicados com eficiência e para que os serviços de saúde permaneçam acessíveis e de qualidade para a população”, concluiu o vice-prefeito Ricardo Benassi.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários