Ação para avaliação de risco de dengue continua na próxima semana
Publicada em 11/01/2025 às 12:00
As equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), em uma semana, localizaram 16 amostras de larvas do Aedes aegypti, transmissor das arboviroses: dengue, chikungunya e zika, em residências. O trabalho de vistoria nos imóveis da cidade para o levantamento do Índice de Breteau (IB), amostragem que permite identificar o nível de infestação do mosquito, continua na próxima semana.
Ao todo, 3,6 mil imóveis serão visitados. Com o resultado, serão mapeadas as áreas com maior existência de objetos passíveis de se transformarem em criadouros do mosquito e, consequentemente, maior risco para a população, e planejadas ações para evitar uma nova epidemia. Em 2024, Jundiaí registrou 22.736 casos, com 16 mortes.
Os agentes vistoriam o orientam os moradores
“O ano passado, tivemos muitas ocorrências. Essa ação nos possibilita antever o cenário de 2025 e atuar nas regiões para a redução dos casos. É claro que dependemos, também, do apoio da população. Infelizmente, 80% dos criadouros estão nos domicílios. As pessoas estão morando com o mosquito transmissor da dengue. Nenhuma ação terá eficácia se não atuarmos juntos”, ressalta o gestor de Promoção da Saúde, Dr. Adolfo Martin da Silva.
A cada vistoria, os agentes olham pratos de vasos, grelhas, entre outros itens que podem acumular água.
“Também aproveitamos para atuar na conscientização. Esquecer no quintal uma simples tampinha de garrafa é um fator de risco. Com as temperaturas elevadas e as chuvas, entre 7 e 10 dias, o ciclo do mosquito se completa e teremos novos voando, podendo transmitir as arboviroses para a população”, observa a biomédica da VISAM, Ana Lúcia de Castro Silva.
Os vasos recebem atenção especial
Orientação
As equipes da Vigilância em Saúde Ambiental, que estão percorrendo os bairros, estão com identificação e acompanhadas por veículos oficiais. Qualquer dúvida pode ser sanada nos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários