Janeiro Roxo: Saúde realiza ação de enfrentamento à hanseníase
Publicada em 12/01/2025 às 08:00
Jundiaí realiza busca ativa de pessoas com sintomas de hanseníase, a partir de amanhã (13), na Clínica da Família da Ponte São João e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Fazenda Grande. A ação marca o Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre a doença.
Causada pela bactéria Mycobacterium leprae, a hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, de evolução crônica, que afeta os nervos e a pele, e pode deixar sequelas, causando incapacidade se não tratada precocemente. O Brasil é o segundo país com mais registros no mundo. No Município, em 2024, foram notificados 13 casos. Em 2023, foram 12.
A transmissão ocorre por meio de contato próximo e contínuo com o paciente não tratado. O bacilo, geralmente, se instala nas áreas mais frias do corpo, como lóbulo da orelha, ponta do nariz, cotovelos e nos nervos periféricos. Na pele surgem manchas variadas, de coloração vermelha, mais claras, acastanhadas, que podem se transformar em placas, nódulos, áreas infiltradas, úlceras, calosidades com alteração de sensibilidade. Também pode ocorrer formigamento, fisgadas e dormência. É importante que as pessoas se atentem a esses sintomas e procurem os serviços de saúde para investigação.
O diagnóstico é ofertado, a qualquer momento, na rede municipal de saúde
O gestor de Promoção da Saúde, Dr. Adolfo Martin da Silva, ressalta que o diagnóstico precoce, além de possibilitar a redução da transmissão da doença, pode evitar o agravamento.
“A hanseníase tem cura e todo o tratamento é ofertado gratuitamente pela rede municipal de saúde, nos serviços da Atenção Básica e no Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI). Notando sintomas, as pessoas devem buscar pelo diagnóstico, o qual é feito a qualquer momento e em todas as UBSs e Clínicas da Família. Neste mês, reforçamos a conscientização da população sobre o combate à doença e realizamos a busca ativa de possíveis novos casos, até o dia 31, em dois equipamentos de saúde, marcando a campanha”, destaca o gestor.
Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários