Jundiaí avança na manutenção urbana e preservação ambiental com serviços contínuos
Publicada em 10/01/2025 às 15:56
Com foco na transparência, diversas ações estão em andamento para tornar Jundiaí mais limpa, organizada e segura. A Prefeitura de Jundiaí, sob a gestão do prefeito Gustavo Martinelli, tem intensificado os trabalhos da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), liderada pelo gestor Marcos Galdino, para promover a qualidade de vida da população e preservar os espaços públicos da cidade.
Entre as iniciativas realizadas, destacam-se a roçada em parques, praças e áreas verdes, que garantem a saúde da vegetação e mais segurança aos cidadãos. A raspagem e varrição de ruas e passeios têm evitado o acúmulo de sujeira, melhorando o escoamento das águas pluviais e contribuindo para uma cidade mais organizada.
Entre as ações realizadas, destacam-se a roçada em parques, praças e áreas verdes
A operação mutirão de limpeza já removeu 42 caminhões de lixo acumulado em vias, praças e logradouros públicos. Na área de manutenção viária, foram aplicados 500 sacos de asfalto frio para tapar buracos, trabalho realizado por três equipes, retomando a operação tapa-buraco após 80 dias de interrupção.
Outro destaque é a recuperação ambiental, com o desassoreamento de córregos nas regiões Leste, Oeste e Jundiaí Mirim, além da recuperação de desmoronamentos no Córrego da Verdura, na Região da Colônia. A zona rural também recebeu atenção, com a regularização de estradas em regiões como Serra do Japi, Malota, Bairro do Poste, Ivoturucaia, Bairro do Mato Dentro e Bairro da Roseira, facilitando o tráfego e beneficiando os moradores locais.
Com 14 equipes dedicadas à roçada e poda, os trabalhos têm contribuído para a valorização da estética urbana e prevenção de problemas ambientais, como a proliferação de insetos e focos de doenças como a dengue.
“Nossa gestão tem o compromisso de ser transparente e trabalhar com responsabilidade para melhorar a vida das pessoas. Esses serviços refletem o cuidado que queremos ter com Jundiaí”, afirmou o prefeito Gustavo Martinelli destacando a importância de manter a população informada sobre as ações realizadas.
Marcos Galdino, gestor da UGISP, reforçou que o planejamento das ações continuará avançando para atender as demandas da cidade. “Estamos atuando de forma integrada e constante, garantindo que os serviços cheguem a todos os bairros e promovam benefícios diretos à população”, explicou.
A continuidade dessas iniciativas reafirma o compromisso da nova gestão em construir uma cidade mais acolhedora e organizada, promovendo bem-estar e qualidade de vida para todos os moradores.
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários