Prefeitura dispõe atendimento integrado para mulheres vítimas de violência doméstica
Publicada em 25/01/2025 às 10:00
A Prefeitura de Jundiaí, por meio de uma atuação integrada entre diferentes serviços e equipamentos públicos, reafirma o apoio às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, oferecendo acolhimento e proteção em situações de vulnerabilidade.
O ponto de partida do atendimento é a Delegacia da Mulher e o Plantão Policial, onde a vítima deve realizar a denúncia contra o agressor. A partir dessa etapa, a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) é acionada para providenciar o acolhimento institucional necessário e garantir que a mulher e, quando necessário, seus dependentes sejam retirados do ambiente de risco. Para isso, conta com o suporte da Casa Sol, espaço destinado ao acolhimento seguro dessas vítimas.
Além do acolhimento institucional, a Prefeitura dispõe de uma rede de proteção articulada. A vítima é encaminhada ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) para atendimento psicosocial e orientação sobre acesso a programas de transferência de renda. Também são realizadas conexões com a rede de saúde para um cuidado integral.
A gestora da UGADS, Luciana Mosca, destaca a importância do trabalho em rede: “Nosso compromisso é garantir que as mulheres vítimas de violência tenham acesso a um atendimento humanizado e efetivo. A integração entre assistência social, saúde, segurança pública e outras áreas é fundamental para romper o ciclo da violência e promover a autonomia e proteção dessas mulheres.”
Patrulha Guardiã Maria da Penha
Outro serviço essencial no enfrentamento à violência doméstica é a Patrulha Guardiã Maria da Penha, executada pela Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ). Em 2024, o programa registrou um aumento expressivo de 140% nos atendimentos às mulheres vítimas de violência, em comparação ao ano anterior. O número de medidas protetivas ativas chegou a 170, e aproximadamente 1.250 medidas protetivas foram encaminhadas à GMJ ao longo do ano, garantindo o acompanhamento contínuo das vítimas por meio de rondas e entrevistas regulares.
Patrulha Guardiã Maria da Penha
Criada em 2019, a Patrulha Guardiã Maria da Penha atua na fiscalização de medidas protetivas e no combate a diferentes formas de violência contra a mulher, incluindo física, psicológica, sexual, moral e patrimonial. O descumprimento das medidas protetivas, previsto na Lei Federal nº 13.641/2018, pode resultar em detenção do agressor por até dois anos.
A GMJ reforça que, em casos de agressão ou tentativa de agressão, é essencial registrar um boletim de ocorrência na Delegacia da Mulher ou acionar o telefone 153 para que as providências necessárias sejam tomadas.
Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ
whatsapp sharing buttonfacebook sharing buttontwitter sharing buttontelegram sharing button
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários