Fundação Serra do Japi retoma projeto de Estradas Parque para preservação e turismo sustentável
Publicada em 20/01/2025 às 18:00
A Fundação Serra do Japi, em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, anunciou a retomada do projeto de regulamentação das Estradas Parque como parte das ações de preservação e conservação da Serra do Japi. O superintendente da Fundação Serra do Japi, Flávio Gramolelli Junior, informou que, nos próximos meses, será dado andamento à implementação dos estudos do projeto no Território de Gestão da Serra do Japi, com o objetivo de integrar conservação ambiental e ecoturismo como alternativa sustentável para os bairros rurais.
O projeto abrangerá todas as principais vias do Território de Gestão da Serra do Japi, com destaque para seis rotas: Santa Clara, Terra Nova, Paiol Velho, Laranja Azeda, José Luiz Sereno e Malota. Ele seguirá o conceito de Estrada Parque, que estabelece restrições de uso para proteger a fauna e a flora da região. As medidas incluem ações para viabilizar um turismo ecológico que respeite o equilíbrio ambiental. “Estaremos avaliando os impactos e os benefícios das restrições que poderão ser aplicadas, com o objetivo de garantir a preservação dos ecossistemas da região”, afirmou Gramolelli.
Segundo o diretor técnico da Fundação, Wagner de Paiva, o conceito de Estrada Parque adotado será o de “museu a céu aberto”, com foco na identificação de propriedades particulares aptas ao ecoturismo, análise da capacidade de fluxo das vias e das propriedades, e implementação de sinalização e educação ambiental.
“A proposta busca, ainda, reduzir a vulnerabilidade da vida silvestre, permitindo o acesso consciente às áreas da Serra do Japi”, explicou Paiva. O projeto está alinhado com o regramento territorial municipal e visa integrar, de maneira harmônica, o contato com a natureza e a preservação ambiental.
A Serra do Japi, com 354 quilômetros quadrados de área, foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) em 1983. Em 1992, foi reconhecida pela UNESCO como patrimônio da humanidade e declarada reserva da biosfera. A Serra abrange quatro municípios: Jundiaí, Pirapora do Bom Jesus, Cajamar e Cabreúva.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários