Prefeitura concede espaço para exames de CNH para pessoas com deficiência
Publicada em 27/01/2025 às 11:34
Com o objetivo de facilitar a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para Pessoas com Deficiência (PCD) residentes em Jundiaí e região, a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (Iprejun), cedeu ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) uma sala totalmente equipada e acessível para a realização de exames clínicos. Além disso, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) reservou um espaço na via pública para a realização dos exames práticos.
Os atendimentos são realizados quinzenalmente, beneficiando não apenas moradores de Jundiaí, mas também de cidades vizinhas como Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Louveira e Vinhedo, que utilizam o serviço devido à falta de infraestrutura em suas próprias localidades.
De acordo com Cláudia Musseli Cézar, diretora-presidente do Iprejun, a instituição desempenhou um papel fundamental ao oferecer um espaço acessível para o atendimento. “Cedemos uma sala que atende às necessidades de acessibilidade, o que facilita o deslocamento das pessoas atendidas. Toda a organização dos exames é realizada pelo Detran”, explicou.
José Roberto foi o primeiro a realizar o teste no novo local.
A iniciativa também foi destacada por Fábio Nadal, gestor da Casa Civil, que representou o prefeito Gustavo Martinelli. “Antes, as pessoas precisavam ir até Campinas para realizar todo o procedimento. A administração municipal tomou a iniciativa de solicitar ao Iprejun que cedesse suas instalações, trazendo maior comodidade e conforto para os moradores da cidade e da região”, afirmou Nadal.
Como solicitar a credencial de PCD
Além dos serviços do Detran, a Prefeitura de Jundiaí oferece a possibilidade de solicitar a credencial de estacionamento para pessoas com deficiência diretamente pelo Portal da Prefeitura. Esse documento é essencial para garantir o uso das vagas exclusivas em estacionamentos públicos e privados.
Segundo Andrea Peres, superintendente adjunta do Detran Jundiaí, superar os desafios estruturais para o atendimento de pessoas com deficiência foi um marco importante. “Sem o espaço cedido pelo Iprejun, os exames para PCDs não seriam realizados na cidade. Hoje, atendemos cerca de 30 pessoas a cada quinzena, unindo os exames clínicos e práticos em um local acessível”, destacou.
O impacto da medida já é percebido pelos usuários. José Roberto Modesto, de 62 anos, morador de Louveira, compartilhou sua experiência: “O mais interessante é ter tudo centralizado no mesmo local, evitando deslocamentos longos, que muitas vezes são difíceis para pessoas com deficiência”, afirmou.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários