Parques municipais: estudos buscam ampliar investimentos e melhorar a experiência da população de Jundiaí
Publicada em 26/06/2026 às 16:17
Os parques municipais são espaços de lazer, esporte, convivência e contato com a natureza que fazem parte da rotina de milhares de pessoas em Jundiaí. Para mantê-los cada vez mais bem cuidados, seguros e preparados para atender às necessidades da população, a Prefeitura de Jundiaí iniciou estudos para avaliar diferentes formas de gestão que possam ampliar investimentos, modernizar estruturas e melhorar os serviços oferecidos.
Entre as alternativas analisadas está a concessão de alguns parques, tema que tem gerado dúvidas na cidade. Nesta etapa, porém, nada foi decidido ainda. Os estudos reúnem informações técnicas, jurídicas, econômicas e ambientais para avaliar, de forma responsável, os possíveis caminhos.
“O que estamos fazendo agora é estudar se existe uma forma de oferecer parques ainda melhores para a população, com mais investimentos, inovação e melhorias na infraestrutura, sem abrir mão do controle da Prefeitura sobre esses espaços. Estamos avaliando todas as possibilidades com responsabilidade”, explica o secretário de Governo, Abner de Andrade.
O que muda para quem frequenta os parques?
Uma das principais dúvidas da população é se os parques deixarão de ser públicos ou se haverá cobrança para acesso. A resposta é não – a diretriz da Administração é manter o acesso gratuito aos parques e aos seus equipamentos públicos.
Isso porque o modelo em estudo é o de concessão, diferente da privatização. Na concessão, o parque continua sendo público, com regras e condições definidas pela Prefeitura em contrato. A operação e a manutenção podem ser realizadas por um parceiro privado por prazo determinado, sob fiscalização do poder público.
“As concessões e parcerias público-privadas são usadas em diversas cidades do Brasil e do mundo para ampliar investimentos e melhorar a gestão de serviços públicos. O patrimônio continua público e o poder público mantém a responsabilidade pela fiscalização e pelo acompanhamento dos serviços”, complementa Abner.
Cada parque do município está sendo analisado individualmente para compor os estudos
No caso de Jundiaí, os estudos também avaliam formas de melhorar a experiência dos visitantes, como modernização de estruturas, ampliação de atividades culturais e esportivas e aprimoramento da manutenção dos parques.
Por que estudar um novo modelo de gestão?
A Prefeitura já faz a gestão dos parques e tem capacidade para mantê-los. O estudo busca avaliar alternativas que possam ampliar investimentos e melhorar ainda mais os serviços oferecidos à população.
Hoje, a manutenção envolve diferentes contratos, como limpeza, jardinagem, conservação e segurança. Um eventual novo modelo pode integrar esses serviços, permitindo mais organização, eficiência e melhor acompanhamento da qualidade.
Também estão sendo avaliadas possibilidades de melhorias como revitalização de estruturas, modernização de equipamentos, ampliação de áreas de lazer e esporte e melhorias em acessibilidade, iluminação, banheiros e sinalização.
Próximos passos
Os estudos continuam e têm como objetivo responder se a concessão é ou não a melhor alternativa para os parques. Cada parque está sendo analisado individualmente, considerando suas características ambientais e formas de uso pela população.
Se houver continuidade da proposta, o projeto ainda passará por todas as etapas previstas em lei antes de qualquer decisão final, incluindo apresentação à população e espaços de participação para esclarecimentos e contribuições.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários