Diocese de Jundiaí apresenta planejamento do Jubileu de Diamante pelos 60 anos à administração municipal
Publicada em 24/06/2026 às 08:16
As comemorações pelos 60 anos da Diocese de Jundiaí já estão em fase de planejamento. Representantes da Diocese estiveram na Prefeitura para apresentar ao prefeito Gustavo Martinelli a programação preliminar do Jubileu de Diamante, que será celebrado ao longo de 2027, com previsão de atividades de natureza religiosa, cultural, esportiva e solidária.
O encontro marcou o início dos alinhamentos institucionais entre a Diocese e a administração municipal, com o objetivo de estruturar a realização das ações previstas e estabelecer a cooperação necessária para sua execução. A iniciativa deverá mobilizar um público expressivo de Jundiaí e dos demais municípios que integram a Diocese, reforçando seu caráter regional e de integração comunitária.
Criada em novembro de 1966 e instalada canonicamente em 6 de janeiro de 1967, a Diocese de Jundiaí completa seis décadas de história em 2027. Atualmente, reúne 71 paróquias e uma área pastoral distribuídas por onze municípios: Jundiaí, Cabreúva, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Itu, Itupeva, Louveira, Pirapora do Bom Jesus, Salto, Santana de Parnaíba e Várzea Paulista.
Equipe da Diocese e da Prefeitura de Jundiaí ao lado do prefeito Gustavo Martinelli e dos padres Antônio Carlos e Adeilson
Com uma população superior a um milhão de habitantes em sua área de atuação, a Diocese desempenha importante papel religioso, social e comunitário na região. As celebrações do Jubileu de Diamante deverão envolver as paróquias e fiéis de todas as cidades ao longo do próximo ano.
A agenda comemorativa começa em abril de 2027 e as atividades ganham ainda mais força em agosto, mês dedicado à padroeira da Diocese, Nossa Senhora do Desterro. Entre os dias 13 e 15 de agosto, a diocese prepara uma programação com apresentações culturais, shows e outras atrações comemorativas.
Na reunião, também foram apresentadas as solicitações de apoio institucional, nas áreas de logística, mobilidade, segurança, saúde e infraestrutura, garantindo o acolhimento adequado dos participantes.
Para o prefeito Gustavo Martinelli, a celebração representa um momento importante para a cidade e para toda a região. “Estamos falando de uma história que faz parte da formação de Jundiaí e da vida de milhares de famílias.”
A reunião foi realizada no Gabinete do Prefeito
Os próximos meses serão dedicados ao detalhamento da programação e à definição das ações conjuntas entre a Diocese e as secretarias municipais para as comemorações que irão marcar os 60 anos da Diocese de Jundiaí.
Participaram do encontro os padres Antônio Carlos dos Santos e Adeilson Rodrigues dos Santos, representando a Diocese, além das secretárias Marcela Moro (Agronegócio, Abastecimento e Turismo), Clarina Fasanaro (Cultura), Ana Paula Silva (Mobilidade e Transporte), Rita Orsi (Esporte e Lazer), Flávio Amorim (Saúde) e a presidente do Iprejun, Cláudia Musselli.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários