Jundiaí amplia atendimento especializado à população idosa com integração à Faculdade de Medicina
Publicada em 27/06/2026 às 07:21
Novo modelo fortalece a assistência com equipe multiprofissional, participação de professores e residentes, teleatendimento e suporte às UBSs. Atendimento passa a funcionar no Ambulatório da FMJ a partir de 1º de julho.
A Prefeitura de Jundiaí amplia, a partir de 1º de julho de 2026, o atendimento especializado à população idosa da rede municipal de saúde. O novo modelo fortalece a linha de cuidado em Geriatria com a integração entre assistência, ensino e formação profissional, ampliando o acesso a especialistas, qualificando o acompanhamento dos pacientes e oferecendo mais suporte às equipes da Atenção Primária.
Para viabilizar essa ampliação, o atendimento de Geriatria, atualmente realizado no Complexo Argos, na Vila Arens, passa a funcionar no Ambulatório da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), localizado na Rua Francisco Teles, nº 222, no mesmo bairro.
A iniciativa faz parte da reorganização da rede municipal de saúde voltada ao cuidado da pessoa idosa, que hoje representa cerca de 20% da população de Jundiaí. A proposta é adequar a assistência às novas demandas desse público e incorporar práticas contemporâneas de cuidado em um cenário de envelhecimento da população.
“A população idosa de Jundiaí cresce de forma contínua e exige respostas cada vez mais qualificadas. A transferência do serviço de Geriatria para o Ambulatório da FMJ amplia a capacidade de cuidado, fortalece a integração com o ensino e qualifica toda a linha de atenção à saúde da pessoa idosa”, afirma o secretário de Promoção da Saúde, Flávio Amorim.
Mudança visa adequar assistência e qualificar atendimento à população idosa
Atendimento passará a ser realizado no Ambulatório da FMJ
Atendimento ampliado
A mudança também amplia o corpo clínico envolvido no atendimento. Além dos profissionais da rede municipal, o ambulatório contará com a participação de professores e residentes da FMJ, fortalecendo a integração entre assistência, ensino e formação profissional. A medida amplia a capacidade de cuidado especializado e reforça a qualificação permanente das equipes envolvidas no acompanhamento dos pacientes.
A reorganização do serviço também prevê o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, com ampliação do suporte especializado às equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Entre as estratégias já em andamento está o telematriciamento, iniciado neste mês de junho, que consiste na discussão de casos clínicos entre os profissionais da rede básica e a equipe especializada, com o objetivo de apoiar a condução dos atendimentos e qualificar os encaminhamentos.
O novo modelo também prevê a implantação de teleinterconsultas – modalidade em que os profissionais da Atenção Primária discutem, em tempo real, os casos com especialistas, sem a necessidade de encaminhamento imediato do paciente – e de teleconsultas, voltadas ao atendimento remoto do usuário quando houver indicação clínica e pertinência assistencial.
As ferramentas de teleassistência adotadas na Geriatria integram um projeto piloto da rede municipal de saúde, com foco inicial no cuidado à pessoa idosa e perspectiva de ampliação para outras especialidades e pontos de atenção. A proposta é ampliar a resolutividade da rede, garantindo qualificação do atendimento especializado e redução do tempo de espera e para um cuidado mais integrado.
Transição planejada
A mudança foi planejada para garantir a continuidade da assistência aos pacientes já acompanhados pelo serviço, sem prejuízo aos atendimentos em andamento. Usuários com consultas agendadas a partir de 1º de julho de 2026 estão sendo orientados sobre o novo local de atendimento, e os agendamentos já passam a informar corretamente o endereço do Ambulatório da FMJ.
Em caso de dúvidas, os usuários podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência ou os canais oficiais da Prefeitura de Jundiaí.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários