Prefeito reúne vereadores e propõe Grupo de Trabalho para discutir planejamento urbano e revisão da legislação
Publicada em 22/06/2026 às 17:25
Dando continuidade às ações anunciadas pela Prefeitura para garantir o crescimento ordenado de Jundiaí, o prefeito Gustavo Martinelli reuniu-se nesta segunda-feira (22) com vereadores, secretários municipais, técnicos da administração e representantes da DAE para apresentar os próximos passos relacionados ao decreto que suspendeu temporariamente a aprovação de novos empreendimentos no município.
O prefeito reforçou que a medida não representa uma paralisação do desenvolvimento da cidade, mas sim um período necessário para que a Prefeitura possa revisar legislações, avaliar impactos urbanos e aperfeiçoar mecanismos de planejamento, garantindo que o crescimento de Jundiaí aconteça de forma responsável e sustentável.
Prefeito reúne vereadores e propõe Grupo de Trabalho para discutir planejamento urbano e revisão da legislação
Entre os principais temas abordados durante a reunião estiveram:
Ordenamento territorial: levantamento das demandas do município e início das discussões para a revisão do Plano Diretor, instrumento que orienta o desenvolvimento urbano de Jundiaí e estabelece diretrizes para o crescimento sustentável da cidade;
Contrapartidas urbanísticas para loteamentos: revisão da legislação vigente para ampliar a exigência de contrapartidas também aos loteamentos, fortalecendo a relação entre a expansão urbana e os investimentos necessários em infraestrutura e serviços públicos;
Habitação de Interesse Social (HIS): análise e revisão da legislação atual à luz de fundamentos técnicos e das manifestações do Ministério Público, buscando maior segurança jurídica e equilíbrio entre a política habitacional e o planejamento urbano.
Como encaminhamento da reunião, foi proposta a criação de um Grupo de Trabalho (GT) interinstitucional, reunindo representantes do Executivo, Legislativo, DAE, secretarias municipais e entidades ligadas ao setor da construção civil e habitação. O objetivo é promover uma discussão ampla e técnica sobre eventuais aperfeiçoamentos na legislação e nas políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento urbano.
“O que estamos propondo é um momento de planejamento. Jundiaí precisa continuar crescendo, gerando empregos e oportunidades, mas esse crescimento deve acontecer com responsabilidade e olhando para o futuro. Este não é um período de paralisação, mas de construção conjunta. Queremos reunir todos os setores envolvidos para discutir soluções, revisar instrumentos legais e garantir que a cidade continue se desenvolvendo com qualidade de vida para a população”, disse Martinelli.
A formalização do Grupo de Trabalho será realizada por meio de decreto municipal, cuja publicação está prevista para ainda esta semana, dando início às atividades e às discussões técnicas propostas. Paralelamente, serão encaminhados convites formais às instituições envolvidas.
Para o presidente da Câmara Municipal, Edicarlos Vieira: “Essa parceria entre o poder Legislativo e executivo e demais setores envolvidos fortalece a construção de soluções responsáveis com o crescimento da cidade. Devemos nos unir com o mesmo objetivo, para que nossos bairros de Jundiaí cresçam com infraestrutura, planejamento e qualidade de vida para todas regiões da cidade”.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários