Feira do Bem de Jundiaí conquista 1º lugar em seminário internacional de Segurança Alimentar
Publicada em 27/06/2026 às 11:45
Promover alimentação saudável, fortalecer a convivência social e devolver à pessoa idosa o protagonismo sobre suas escolhas. Foi com essa proposta que a Feira do Bem, criada pela Prefeitura de Jundiaí em outubro de 2025, conquistou a Menção Honrosa – 1º Lugar na categoria Relato de Experiência durante o 4º Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizado em Belo Horizonte (MG).
O reconhecimento foi concedido à apresentação “Feira do Bem: Nutrindo a Autonomia e a Dignidade na Melhor Idade”, que mostrou como a iniciativa integra segurança alimentar, fortalecimento da agricultura familiar, convivência social e promoção da autonomia da pessoa idosa. O seminário reuniu representantes de mais de 100 municípios brasileiros e de diversos países para compartilhar experiências inovadoras na área.
Desde sua implantação, a Feira do Bem já distribuiu cerca de 7,2 toneladas de frutas, verduras e legumes, beneficiando, em média, 135 idosos por mês. Somente entre janeiro e maio deste ano, foram realizados 379 atendimentos, com a entrega de 3.739,96 quilos de alimentos provenientes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Banco de Alimentos. No último trimestre de 2025, outros 3.460 quilos já haviam sido destinados aos participantes.
A iniciativa vai além da entrega de alimentos: por meio da moeda social JAPI, conquistada com a participação em oficinas e atividades dos equipamentos socioassistenciais, os idosos escolhem os produtos que desejam levar para casa, fortalecendo a autonomia, a convivência e a dignidade.
Outro diferencial é a articulação entre diferentes políticas públicas. Parte dos alimentos é adquirida por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), fortalecendo a agricultura familiar do município. O abastecimento também é complementado pelo Entreposto Central de Abastecimento de Jundiaí (ECAJ), que destina alimentos em perfeitas condições de consumo, reduzindo o desperdício e ampliando o alcance da iniciativa.
A experiência foi apresentada pela secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Luciane Aparecida dos Santos Mosca, e pelo nutricionista Anderson Luis Porto de Brito, evidenciando como a integração entre assistência social, segurança alimentar, agricultura familiar e sustentabilidade produz resultados concretos para a população.
Para Luciane Mosca, o reconhecimento demonstra que políticas públicas inovadoras são aquelas que conseguem transformar a vida das pessoas de forma integrada.
“A Feira do Bem cria oportunidades para que os idosos convivam, participem, façam escolhas e mantenham sua autonomia. Esse reconhecimento mostra que, quando diferentes políticas públicas trabalham de forma articulada, conseguimos construir soluções mais eficientes, humanas e sustentáveis para a população. É um orgulho ver uma iniciativa de Jundiaí inspirando outras cidades.”
O prêmio reforça Jundiaí como referência em políticas públicas voltadas à segurança alimentar, ao envelhecimento ativo e ao fortalecimento da agricultura familiar, levando uma experiência desenvolvida no município para o cenário nacional e internacional.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários