Mãos Arteiras celebra 10 anos transformando vidas, fortalecendo vínculos e promovendo saúde na UBS Esplanada
Publicada em 25/06/2026 às 09:42
Em cada ponto bordado, em cada peça produzida e em cada conversa compartilhada, o grupo constrói uma rede de apoio que fortalece a autoestima, promove a saúde mental e transforma vidas. Assim é o grupo Mãos Arteiras, da UBS Esplanada, que celebra 10 anos de atividades neste mês.
O que começou com um gesto simples de acolhimento tornou-se uma das iniciativas mais longevas e inspiradoras da rede municipal de saúde de Jundiaí. Criado em 6 de junho de 2016, o grupo nasceu com o objetivo de oferecer um espaço de convivência para pessoas que enfrentavam situações de isolamento social, depressão, luto e a chamada síndrome do ninho vazio. A proposta era transformar a Unidade Básica de Saúde em um local que fosse além dos atendimentos e exames, fortalecendo vínculos e promovendo qualidade de vida.
O grupo de artesanato reúne cerca de 40 mulheres participantes
A história começou com a artesã Inês Marassato de Oliveira, primeira professora do grupo. Durante um acolhimento na unidade, ela presenteou a então gerente da UBS, Fabiana Montoro, com um tapete de crochê feito por suas próprias mãos. O gesto abriu caminho para um convite que mudaria a trajetória de muitas pessoas: ajudar a criar um grupo de artesanato dentro da unidade.
Desde então, as tardes de segunda-feira passaram a ser dedicadas ao encontro, à troca de experiências e à produção de trabalhos manuais, como crochê, tricô, bordado, costura e diversas outras técnicas artesanais. Ao longo da última década, mais de 20 artesãs voluntárias contribuíram com seus conhecimentos para manter o grupo ativo. Atualmente, as atividades são conduzidas por Maria Roseli Guimarães, que reúne cerca de 40 mulheres participantes. Nem mesmo a pandemia interrompeu essa trajetória. No período de isolamento social, o grupo encontrou novas formas de manter a conexão. Mais de 60 mulheres participaram dos encontros virtuais, compartilhando vídeos, áudios, trabalhos manuais e mensagens de apoio.
Homenagem especial ao grupo
Prefeito Gustavo Martinelli e vereador Dr. Kachan Júnior entregam menção honrosa
Na tarde desta segunda-feira (22), o grupo recebeu uma visita do prefeito Gustavo Martinelli e do vereador Dr. Kachan Júnior. Durante o encontro, foi entregue uma menção honrosa em reconhecimento aos 10 anos de história do Mãos Arteiras e à sua contribuição para a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade.
“Quando falamos em cuidar das pessoas, falamos também de oferecer espaços de convivência, pertencimento e felicidade. O Mãos Arteiras representa exatamente isso. São 10 anos de histórias, amizades e superação construídas pelas mãos de mulheres que encontraram no grupo não apenas um hobby, mas uma nova motivação para viver e compartilhar experiências. É uma iniciativa que orgulha Jundiaí e mostra a força da nossa Atenção Básica”, disse o prefeito Gustavo Martinelli.
Para a gerente da UBS Esplanada, Fabiana Montoro, o grupo representa um exemplo concreto do papel da Atenção Básica no cuidado integral das pessoas. “O Mãos Arteiras mostra que a saúde também acontece por meio dos vínculos, do acolhimento e da convivência. Ao longo desses anos, vimos pessoas chegarem fragilizadas por perdas, pela solidão ou pela depressão e reencontrarem alegria, amizade e propósito. É um grupo que transforma vidas diariamente e demonstra como a unidade de saúde pode ser também um espaço de encontro, pertencimento e cuidado com a saúde mental”.
Grupo celebra 10 anos neste mês
São 10 anos promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida
Assessoria de Comunicação
Foto: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários