Prefeitura debate Plano de Requalificação do Centro com moradores e comerciantes
Publicada em 18/10/2023 às 15:37
Dando continuidade ao Plano de Requalificação do Centro de Jundiaí, a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) está intensificando as ações de orientação e prestação de contas sobre o projeto e as obras que estão sendo executadas. Nesta terça-feira (17), foi realizada mais uma reunião, no Museu Solar do Barão, com comerciantes, moradores e pessoas que frequentam o Centro.
No encontro, foram apresentadas as etapas do Plano, que visa melhorar a paisagem, a segurança, o comércio e a qualidade de vida no Centro. Uma das ações é a adequação das fachadas do comércio, exigida pela Lei nº 9.722/2022, que regula os critérios para a instalação de publicidade na Zona de Reabilitação Central da cidade, incluindo as ruas paralelas e transversais.
Prefeitura debate Plano de Requalificação do Centro com moradores e comerciantes
Nesse sentido, os imóveis que estão com maior grau de desconformidade em relação à Lei da Publicidade começaram a ser comunicados e terão até o fim do ano para adequação das fachadas. A lei tem por objetivo a valorização e regeneração do conjunto urbano e das atividades econômicas, respeitando o acervo arquitetônico da área central. Mais detalhes podem ser conseguidos por meio deste link, no texto da lei. “Após receber o comunicado, cada imóvel deverá ser adequado às especificações da Lei dentro do prazo de 90 dias. Para que esse prazo seja cumprido, os responsáveis poderão contar com a orientação da equipe da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura”, esclarece o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho.
O Plano de Requalificação do Centro prevê intervenções em diversos aspectos, como urbanístico, saúde, mobilidade, paisagismo, ações culturais, melhoria da segurança e valorização do comércio local. Além da Praça Dom Pedro II, que tem obras em andamento, o projeto do Centro compreende ainda a requalificação do calçadão e a reforma das praças Governador Pedro de Toledo e Marechal Floriano Peixoto, na Matriz, Tibúrcio Estevam Siqueira, no Largo São Bento, e Rui Barbosa, próxima ao Gabinete de Leitura. Ao todo serão 25 ações com investimentos previstos em R$ 50 milhões.
“É importante que o diálogo com a Prefeitura seja cada vez mais frequente. E, posteriormente, que haja uma fiscalização contínua da Lei da Publicidade para que todos se adéquem”, disseram os comerciantes Elaine Felipozzi e Roberto Felipozzi, que têm 3 lojas e também moram no Centro.
Lei da Publicidade também foi discutida com comerciantes
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários