Conferência Municipal de Cultura será na próxima semana e abre as inscrições para interessados
Publicada em 10/10/2023 às 16:41
A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) realizam, na próxima segunda (16) e terça-feira (17), a 5ª Conferência Municipal de Cultura. A programação em ambos os dias vai das 18h às 22h e será realizada na Sala Santos-Jundiaí de espetáculos do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa).
“A etapa municipal da Conferência precede as fases estadual e federal, e tem como objetivo dialogar acerca dos eixos temáticos propostos pelo Ministério da Cultura (MinC), eleger os delegados que representarão o Município nas etapas seguintes e discutir as atualizações necessárias do Sistema e do Plano Nacional de Cultura”, explicou o diretor do Departamento de Cultura da UGC, João Carlos De Luca.
Para participar da Conferência Municipal como ouvinte ou como delegado, o interessado deve realizar inscrição prévia, por meio de formulário on-line, entre as 18h desta quarta-feira (11) e o domingo (15).
Programação
Na próxima segunda-feira (16), durante a primeira noite da Conferência, a programação traz um workshop com o historiador e escritor Célio Turino, além de uma palestra especial promovida pelo MinC.
Já na terça-feira (17), a programação terá a divisão dos grupos de trabalho, com as discussões por eixos, indicação dos delegados para votação em plenário e validação das propostas e eleição dos delegados para a etapa estadual.
Os eixos propostos pelo MinC para esta edição da Conferência são: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
O Espaço Expressa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4589-6800.
As etapas estadual e federal da Conferência deverão ser realizadas, respectivamente, até o mês de dezembro deste ano e entre os dias 04 e 08 de março de 2024.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários