Gestores visitam ciclovias de Copenhague e conhecem modelos inovadores de mobilidade
Publicada em 12/10/2023 às 12:20
Os gestores da Prefeitura de Jundiaí estiveram nesta quinta-feira (12) em Copenhague, na Dinamarca, para conhecer o sistema ciclável da cidade. A visita faz parte de uma agenda ampla, focada na internacionalização do município e com o objetivo de conhecer modelos inovadores de desenvolvimento, qualidade de vida e mobilidade.
O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, pedalou ao lado dos gestores Thiago Maia (Inovação e Relação com o Cidadão) e Aloysio Queiroz, (Mobilidade e Transporte), além do Diretor de Transporte, Leslie Tealdi. “São 400 quilômetros de ciclovias e muitas áreas verdes. É um modelo inspirador.”
Ele destacou que em Copenhague o desenvolvimento urbano conecta todos os modais. “O compartilhamento das vias entre carros e bicicletas é muito interessante. Aqui a prioridade é do ciclista e do pedestre. Além disso, o transporte público é bem distribuído.” O gestor mencionou ainda que Copenhague é uma das cidades mais desenvolvidas do mundo. “É o maior IDH que temos notícias, 0,940.”
Aloysio Queiroz completou dizendo que a cidade tem 60% das viagens feitas com bicicleta. “Os modais se respeitam, são organizados e harmônicos.”
Gestores estão conhecendo modelos inspiradores
História – Parimoschi também mencionou que, há 10 anos, após sofrer com fortes chuvas e enchentes, a cidade encontrou, fazendo piscinões em parques, a solução para a questão. “Essas áreas têm comportas para chuvas, para diminuir a vazão da água para a cidade. Elas cumprem a função ambiental, de entretenimento e lazer e servem como canal de drenagem. Há inteligência de desenvolvimento urbano em Copenhague. Temos discutido isso em relação ao Rio Jundiaí, para que os bairros não sejam inundados. E essa é uma grande solução que discutiremos.”
Para ele, a visita irá inspirar novos passos de Jundiaí. “Temos que pensar nas próximas gerações e subir o nosso IDH. O desenvolvimento urbano, de forma inteligente e planejada, é fundamental para isso.”
A equipe jundiaiense também conheceu na quarta-feira (11) a sinalização da cidade, que prioriza as bicicletas.
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários