Em visita estratégica, gestores de Jundiaí conhecem modelos modernos de mobilidade
Publicada em 13/10/2023 às 11:27
De olho no futuro, os gestores de Jundiaí José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças), Thiago Maia (Inovação e Relação com o Cidadão) e Aloysio Queiroz, (Mobilidade e Transporte) e o Diretor de Transporte, Leslie Tealdi, estiveram em cidades da Bélgica para conhecerem modelos estratégicos de mobilidade, infraestrutura e transporte. As ideias colhidas serão inspirações para Jundiaí, seguindo as diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana (PMU).
Eles passaram por Bruxelas, Kortrijk e Copenhague e encerraram as visitas nesta sexta-feira (13). “A mobilidade é um dos enormes desafios de todas as cidades de médio e grande porte do mundo todo. Jundiaí não é diferente. Por isso, desde que editamos o Plano, que prevê estratégias para os próximos 10 anos, a nossa preocupação é pensar em alternativas que melhorem as condições do trânsito, tráfego e sistema de transporte público. A visita a essas cidades foi estratégica, para que Jundiaí receba o que há de melhor no mundo”, explicou Parimoschi.
Ele conta que desde 2022, ano em que o Plano foi aprovado, a maior feira de automóveis do mundo, a Busworld, visitada em Bruxelas, estava na mira. “Nela vimos as principais inovações na área de transportes. Dentro das nossas possibilidades, levaremos a Jundiaí o que há de mais moderno no transporte público”, comentou.
Parimoschi lembrou que, neste ano, Jundiaí investiu em 68 novos ônibus com wi-fi, ar condicionado, tomadas para carregador de celulares, motores mais eficientes e menos poluentes. Também há novos abrigos, wi-fi em todos os ônibus, frota 100% equipada com acessibilidade, novos itinerários, ampliação de horários de viagens em diversas linhas. “Desde o começo do governo fizemos inúmeros investimentos voltados para a infraestrutura e transporte, pensando sempre na segurança e conforto dos usuários.”
Segundo ele, está em fase de estudos o projeto de concessão dos sete terminais urbanos no Programa de Parcerias Público-Privada. “Esse projeto exige responsabilidade e planejamento, pois alcança um horizonte de longo prazo. Temos que fazer as melhores escolhas. Temos tecnologias novas no mundo e durante a visita à Bélgica comprovamos isso.”
O gestor citou ainda que, de olho na mobilidade urbana, Jundiaí tem em andamento as obras importantes, como a da avenida Antônio Frederico Ozanam, que receberá ampliação de 2,5 km de extensão, canalização de trecho do rio Jundiaí, na região da Vila Hortolândia, além da construção de quatro pontes e um túnel. Também estão a todo vapor as obras do Complexo Viário da Região Sul, que contará com viaduto, alças e túnel para a interligação da Samuel Martins com a avenida 14 de Dezembro. Já a avenida Paulo Benassi recebe obras para ligação da marginal da rodovia João Cereser com Antônio Frederico Ozanam, na região do bairro do Engordadouro.
Visita foi inspiração para gestores jundiaienses
Bélgica – Outro bom exemplo visto na Bélgica, desta vez em Copenhague, foi o funcionamento e harmonia entre os modais. “Cerca de 60% das viagens na cidade são feitas de bicicleta, são 400 quilômetros de ciclovias e muitas áreas verdes. É um modelo inspirador, que tem o pedestre como prioridade”, contou Parimoschi.
Os gestores passaram também por Kortrijk para conhecer os equipamentos e tecnologia para monitoramento da empresa Barco, que podem ser utilizados no Centro Integrado de Emergência e Segurança (CIES). O novo prédio jundiaiense tem obra com 79% de execução pronta e abrigará cinco operações distintas: trânsito, transporte, segurança, defesa civil e saúde.
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários