Verificação anual de taxímetro em Jundiaí começa nesta segunda (3)
Publicada em 29/06/2023 às 16:53
Os taxímetros utilizados pelos taxistas cadastrados em Jundiaí precisam passar pela verificação periódica anual, entre os dias 03 a 14 de julho, de segunda a sexta-feira. A ação é obrigatória e será realizada na Av. lmigrantes, próximo à Rua Pascoal Segre, no Bairro Ponte São João, pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro.
Para regular a atuação do taxista, além de proteger o consumidor com o valor correto da viagem, a verificação periódica do taxímetro certifica se o preço registrado pelo equipamento corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo veículo.
Na imagem, está a foto de um taxímetro que precisa passar anualmente por verificação do IPEM, o que certifica se o preço registrado pelo equipamento corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo veículo.
Verificação de taxímetro assegura que preço registrado corresponde ao trajeto percorrido pelo veículo
Atualmente, no município, existem 217 veículos cadastrados. Um deles é o José Pedro da Rocha, taxista desde 2009. “É importante para o profissional e os passageiros que os veículos, taxímetros e documentos estejam regularizados, porque oferece confiabilidade e segurança na prestação do serviço.”
Roberto Largembach atua há um ano como taxista. “Gosto de dirigir, e tenho percebido uma recuperação da economia, o que me proporcionou a oportunidade de trabalhar com táxi. É seguro para todos que seja efetuada a regularização do veículo e as documentações do taxista.”
Na imagem, estão dois taxistas que atuam em Jundiaí e que disseram que é importante para segurança dos profissionais e dos passageiros que os documentos e veículos estejam regularizados.
Taxistas ressaltam que regularização proporciona confiabilidade na prestação de serviços
Orientações
Para passar pela verificação do taxímetro é necessário fazer o agendamento pelo site do Ipem, e o pagamento da taxa metrológica antecipada – artigo 11 da Lei 9.933/99, por meio de respectiva Guia de Recolhimento da União (GRU) -, que deverá ser efetuado no Banco do Brasil.
No horário agendado é necessário apresentar os seguintes documentos:
a) Autorização de Estacionamento fornecido pela Prefeitura Municipal no prazo de validade;
b) Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (categoria aluguel);
c) Certificado Verificação Taxímetro IPEM, referente à última verificação metrológica do instrumento;
d) Guia de Recolhimento da União (GRU) quitada;
e) Ordem de serviço fornecida por oficina credenciada e devidamente autorizada pelo lpem-SP para a execução dos serviços de instalação, manutenção e reparo de taxímetros (quando houver).
Assessoria de Imprensa
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários