PDL: diagnóstico do Sebrae aponta melhora de 102% no ambiente empreendedor de Jundiaí
Publicada em 09/06/2023 às 11:25
As metas e objetivos traçados pela Prefeitura de Jundiaí, Sebrae e Governança (setor que inclui diferentes instituições que representam a indústria, comércio e serviços) tiveram uma significativa evolução em 2022. Os dados foram apresentados durante reunião híbrida (parte presencial e parte remota) realizada na quarta-feira (7), no Paço Municipal, com representantes do poder Executivo, Sebrae e iniciativa privada. O crescimento no chamado “segundo ciclo” foi de 30,7%, em comparação à fase inicial.
Iniciado no município em 2021, o plano tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento econômico da cidade, gerar postos de trabalho e elevar a competitividade entre micro e pequenas empresas da cidade. O PDL faz parte das iniciativas do programa Jundiaí Empreendedora.
Dentro do diagnóstico apresentado pelo Sebrae, tópicos como “Capital Humano e Empreendedor” e “Parcerias e Soluções” tiveram índices de efetividade de 100% e 95%, respectivamente. No caso do ambiente empreendedor, a melhora foi quantificada em 102%. “Os resultados positivos demonstram o engajamento daqueles que participam do PDL, mas também reforça a importância da participação da população. São números significativos, que queremos ver crescer ainda mais no terceiro ciclo”, comentou Cristiano Lopes, gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e responsável por conduzir a reunião.
IMAGEM COLORIDA MOSTRA REUNIÃO DO PDL NO PAÇO MUNICIPAL. DE COSTAS PARA O PAINEL COM AS MARCAS DA PREFEITURA ESTÃO MARCELO PARANZINI, DE ÓCULOS, E AO LADO DELE O GESTOR CRISTIANO LOPES, QUE CONDUZIU A REUNIÃO
Reunião híbrida no Paço Municipal marcou a apresentação de dados do PDL no segundo ciclo
Cristiano lembrou, ainda, que ações como a FENS (Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços), o Espaço Jundiaí Empreendedora (Maxi Shopping) e a Feira das Profissões e da Tecnologia, que acontece em setembro, fortalecem e estimulam o empreendedorismo no município. “Isso demonstra o sentimento apurado que as pessoas têm em relação ao empreendedorismo. Estamos trabalhando forte em três eixos – formação profissional, inovação e empreendedorismo local – que são as prioridades indicadas pelo prefeito Luiz Fernando Machado para o município no que diz respeito ao desenvolvimento econômico e social da cidade. Este diagnóstico evidencia que estamos no caminho certo”.
Ambiente econômico
“O programa Jundiaí Empreendedora é uma política de Estado e já é um remédio para problemas que nos foram apresentados. O PDL permite ao município uma atuação focada nos diversos segmentos da economia, preservando empresas e empregos, além de criar estímulos de médio e longo prazos no ambiente econômico. Vamos avançar ao lado de parceiros importantes para estimular ainda mais o ambiente econômico de negócios e o empreendedorismo na cidade”, afirmou José Antonio Parimoschi, gestor de Governo e Finanças.
IMAGEM COLORIDA MOSTRA REUNIÃO DO PDL NO PAÇO MUNICIPAL. DE COSTAS ESTÃO MARCELO PARANZINI, DE ÓCULOS, E AO LADO DELE O GESTOR CRISTIANO LOPES, QUE CONDUZIU A REUNIÃO. AO FUNDO É POSSÍVEL VER UMA TELA COM OS PARTICIPANTES QUE TIVERAM ACESSO REMOTO AO ENCONTRO
Participantes tiveram acesso às informações e deram início ao novo ciclo de ações do programa
Marcelo Paranzini, gerente regional do Sebrae, lembrou que só em 2022 foram investidos R$ 1,8 milhão nas ações do PDL custeadas pelo Sebrae e Centro Paula Souza. “Tivemos uma evolução muito boa e significativa de um ciclo para outro. Já iniciamos e terceiro ciclo e vamos intensificar as ações para que tenhamos mais resultados positivos”.
Participaram da reunião, também, o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez; o diretor da Fatec (Faculdade de Tecnologia) Deputado Ary Fossen, Francesco Bordignon; a diretoria de Parcerias Estratégicas da Unidade de Gestão de Governo e Finanças, Daniele Ruiz; a diretora de Gestão, Planejamento e Finanças da UGDECT, Bruna Lazarini; o diretor de Fomento à Indústria da UGDECT, Gilson Pichioli; e a analista de Negócios do Sebrae, Eloísa Xavier Couto.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários