Em Jundiaí, apenas 22% da população apta tomou a vacina bivalente contra Covid-19
Publicada em 09/06/2023 às 11:32
Cerca de 75 mil pessoas tomaram a vacina bivalente contra Covid-19 na cidade, o que representa em torno de 22% da população habilitada a receber a dose. No Estado, foram vacinadas um pouco mais de 6,9 milhões de pessoas (19%).
Desde abril, a Pfizer bivalente está liberada para o público a partir de 18 anos e que tenha recebido, no mínimo, duas doses da monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca), sendo a última dose há, pelo menos, quatro meses. O imunizante é uma atualização dos primeiros fabricados contra a Covid-19 e protege contra a cepa original do coronavírus e contra a variante ômicron.
A vacina evita o agravamento da doença, reduzindo internações
O Ministério da Saúde orienta que, mesmo a pessoa tendo tomado as doses do esquema primário de vacinação, é necessário tomar a dose de reforço, conforme recomendação para sua faixa etária. Com o tempo, o organismo pode perder a memória imunológica contra o vírus.
“Apesar da queda no número de casos e internações, o vírus ainda circula. A chance de a doença se agravar e levar a internação, é menor quando a pessoa está imunizada, com os reforços em dia. É fundamental que a população permaneça atenta e busque os equipamentos da saúde para receber as doses”, acrescenta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Maria do Carmo Possidente.
O Município registra, até o momento, aproximadamente 1,3 milhão de doses aplicadas, sendo em torno de 1,2 milhão das vacinas monovalentes.
Programação
Durante a semana, Jundiaí disponibiliza os imunizantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família, no horário de atendimento das salas de vacinação. CONFIRA O CALENDÁRIO
Aos sábados, também são mantidos equipamentos abertos para aplicação de vacinas contra Covid-19, Influenza e doses da rotina previstas no Calendário Nacional de Vacinação. No próximo sábado (10), o atendimento será no Espaço Jundiaí Empreendedora, no Maxi Shopping (Piso G3), das 11h às 17h.
Quem não estiver com o comprovante de vacinação contra Covid, pode informar no momento e será emitido outro imediatamente.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários