Prefeitura de Jundiaí intensifica ações do programa ‘Operação contra Enchentes’ nas regiões Leste e Central
Publicada em 09/12/2025 às 08:00
Com a chegada do período das chuvas de verão, a Prefeitura de Jundiaí tem intensificado as ações preventivas do programa “Operação Contra Enchentes”. Nesta semana, os trabalhos se concentram nas regiões Leste e Central da cidade.
Programa “Operação contra Enchentes”
O programa, executado pelas equipes dos Departamentos de Infraestrutura Urbana e Zeladoria e Conservação da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SMISP), visa garantir o bom funcionamento do sistema de drenagem pluvial, essencial para evitar transtornos causados por temporais.
Serviços de limpeza e manutenção:
Limpeza de bocas de lobo;
Desobstrução por hidrojateamento de galerias;
Limpeza e desobstrução de canaletas;
Desassoreamento de córregos e rios.
O secretário interino da SMISP, Jeferson Coimbra, ressaltou a importância das intervenções. “É fundamental que a Prefeitura realize permanentemente os serviços de prevenção. O objetivo principal é mitigar os alagamentos e outras ocorrências causadas pelas fortes chuvas”, explicou.
Cronograma:
A escolha das regiões Leste e Central para esta semana segue o cronograma de manutenção preventiva elaborado pela Prefeitura. Além das ações programadas da “Operação Contra Enchentes”, a SMISP mantém equipes para atender às demandas do serviço 156.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ
Investimento tecnológico sustentável impulsionará emprego e renda em Jundiaí Publicada em 20/11/2025 às 15:00 Jundiaí recebeu representantes da Casa dos Ventos e da Ascenty, empresas reconhecidas nacional e internacionalmente por suas operações sustentáveis em energia renovável e infraestrutura tecnológica. A parceria entre as duas organizações garantirá à cidade a implantação de um novo empreendimento totalmente baseado em energia limpa e no uso de água de reuso, assegurando operação moderna, de grande porte e sem impactos ao abastecimento local. Logo na apresentação, as empresas reforçaram que toda a energia utilizada será 100% renovável, fornecida pela Casa dos Ventos, e que o sistema adotará circuito fechado de água tratada e reutilizada, eliminando a necessidade de captação adicional. O modelo já é referência no setor e se alinha às diretrizes ambientais do município. Mark Willian, Humberto Cereser, Cássia Carpi, Luciana Tango, Clécio Eloy, Gustavo Martinelli, Marcos Siqueira, ...
Comentários