Jundiaí recebe 14 novas viaturas da Polícia Militar para fortalecimento da segurança pública
Publicada em 09/12/2025 às 15:27
A manhã desta terça-feira (09) marcou um importante reforço para a Segurança Pública regional, com a entrega de 14 novas viaturas à Polícia Militar em solenidade realizada no Paço Municipal de Jundiaí. A iniciativa integra o plano estadual de ampliação da frota e beneficiará unidades de Jundiaí (11º BPM/I e 49º BPM/I), Bragança Paulista (34º BPM/I) e Campinas (1º BAEP). Somente neste mês de dezembro, a região contará com um total de 39 novos veículos destinados ao policiamento ostensivo.
O evento reuniu autoridades estaduais e municipais, vereadores, representantes dos batalhões da região e membros da sociedade civil.
Abrindo as falas, o prefeito Gustavo Martinelli destacou a importância da integração entre as forças de segurança, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, como base para os resultados expressivos obtidos na cidade. “Entregar essas 14 novas viaturas, que se somam às 39 previstas só neste mês para a nossa região, reforça um ponto muito importante e que é prioridade absoluta para nós. Segurança pública se faz com integração, estrutura e presença constante nas ruas. Hoje trabalhamos de forma alinhada, compartilhando informações estratégicas e resultados, e dessa integração temos garantido avanços concretos. Agradeço ao Governo do Estado por essa parceria que tem dado resultados reais para a população”, afirmou.
O prefeito também ressaltou os investimentos municipais em tecnologia, como a adesão ao programa Muralha Paulista e a implantação do sistema de reconhecimento facial. “Esses investimentos já aparecem nos resultados. Segurança se faz com estratégia, com dados, com presença e com gente preparada. Por isso, a chegada dessas novas viaturas é mais um passo importante para fortalecer toda essa estrutura. Agradeço ao Governo do Estado por essa parceria que tem dado resultados reais para a população.”
Novas Viaturas
O deputado estadual, Capitão Telhada, apontou que segurança pública depende de um “tripé” que envolve efetivo, equipamentos e treinamento. “Hoje esse tripé está sendo atendido: homens e mulheres preparados, dezenas de viaturas sendo entregues e um trabalho constante de modernização, reestruturação e valorização das carreiras. Segurança é a base de uma sociedade ordeira, de uma cidade que quer se desenvolver e de um país que quer proporcionar dias melhores para as futuras gerações”, destacou.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Takahashi, celebrou a entrega das viaturas e reafirmou a parceria com Jundiaí. “É uma satisfação realizar essa entrega na cidade. Cumpro aqui uma promessa feita ao prefeito Gustavo Martinelli. Não é à toa que os índices criminais têm caído mês a mês”, afirmou. “Estamos fortalecendo operações de inteligência com a Polícia Civil, Polícia Federal e Ministério Público, o que tem nos permitido bater recordes de prisões, apreensões e capturas. Também reduzimos o tempo médio de atendimento do 190 de 30 para 11 minutos — um salto enorme em eficiência e efetividade.”
Autoridades, servidores e a população
acompanharam a entrega
Prefeito Gustavo Martinelli agradeceu ao Estado pela parceria
O deputado federal Guilherme Derrite, ressaltou o desempenho dos policiais da região e o compromisso com políticas de segurança baseadas em tecnologia e prevenção. “É uma alegria cumprimentar os policiais civis e militares que entregam os melhores resultados da história do Estado de São Paulo. Hoje, segurança é a principal preocupação de 61% da população, e seguimos trabalhando para enfrentar esse desafio”, disse. O deputado também mencionou avanços como o uso de tornozeleiras eletrônicas no monitoramento de agressores de violência contra a mulher e a ampliação das ferramentas do programa Muralha Paulista às guardas municipais. “Essa política pública devolveu às guardas a possibilidade de consultas criminais e captura de procurados, reforçando o papel de cada instituição no enfrentamento ao crime.”
A entrega das novas viaturas representa mais um passo no fortalecimento da segurança de Jundiaí e de toda a região, ampliando a presença ostensiva, melhorando a capacidade de resposta e reforçando a integração entre governo estadual, município e forças policiais.
Indicadores reforçam queda da criminalidade e eficiência do trabalho integrado em Jundiaí
Os resultados do trabalho conjunto entre a Guarda Municipal de Jundiaí, Polícia Militar e Polícia Civil seguem refletindo em redução expressiva da criminalidade na cidade ao longo de 2025. Entre janeiro e outubro, os furtos de veículos caíram 17,5%, passando de 479 registros em 2024 para 395 neste ano. A tendência de queda também aparece nos roubos em geral, que diminuíram 16,6% (de 619 para 516), e nos roubos de carros, motos e caminhões, que recuaram 15,8% (de 145 para 122). Os furtos em geral tiveram redução de 13,3%, passando de 3.980 para 3.448 ocorrências.
Um dos destaques é a queda expressiva nos roubos de carga, com 45,8% de redução: foram 26 casos em 2025, contra 48 no mesmo período do ano passado — um indicador especialmente relevante para uma cidade que concentra grandes operações logísticas e de transporte.
No enfrentamento ao tráfico de drogas, as forças de segurança também registraram avanço. As ocorrências relacionadas à venda de entorpecentes cresceram 28,3% (de 268 para 344), reflexo direto da intensificação das ações policiais, enquanto as apreensões de maconha, cocaína, crack e outras drogas aumentaram mais de 30%, saltando de 68 para 89 registros.
O prefeito Gustavo Martinelli destacou o papel da tecnologia na ampliação desses resultados. “Jundiaí está avançando em segurança com planejamento, inovação e responsabilidade. O reconhecimento facial, implantado neste segundo semestre, é mais uma ferramenta que reforça o trabalho da Guarda Municipal e protege as pessoas. A tecnologia é aliada da eficiência e da prevenção”, afirmou.
A adesão ao programa Muralha Paulista, em setembro, também tem potencializado o monitoramento e a identificação de suspeitos. Desde então, mais de 9,2 mil alertas foram emitidos em Jundiaí para checagem e confirmação de informações relacionadas a indivíduos procurados ou envolvidos em crimes. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP), mais de 130 câmeras, incluindo equipamentos públicos, privados e voluntários, estão conectadas ao sistema.
“O Muralha Paulista funciona como integrador de dados em tempo real, permitindo que o sistema de reconhecimento facial utilizado pela Prefeitura identifique suspeitos de todos os estados brasileiros. A tecnologia, operada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, reforça a atuação preventiva e contribui para a redução contínua dos indicadores de violência na cidade”, afirmou o secretário de segurança pública, Guilherme Balbino Rigo.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários