Jundiaí realiza Fórum Anual de Avaliação do Plano Diretor e elege novos representantes para o Conselho Municipal de Política Territorial
Publicada em 08/12/2025 às 14:00
Jundiaí realizou duas importantes atividades ligadas ao planejamento urbano: o Fórum Anual de Avaliação do Plano Diretor e a eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Política Territorial (CMPT), para o mandato 2025-2028.
Previsto na Lei nº 9.321/2019, o Fórum de Avaliação é organizado anualmente pelo CMPT, com apoio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (SMPUMA). Aberto ao público, ele tem como principal objetivo analisar o funcionamento do Plano Diretor e identificar ajustes necessários tanto no próprio plano quanto no Sistema Municipal de Planejamento e Gestão Territorial. As contribuições levantadas servem de subsídio para a elaboração da LDO e da LOA do ano seguinte.
O secretário da SMPUMA, Marco Antonio Bedin, destacou que a cidade está sempre mudando, e o Plano Diretor precisa acompanhar essa dinâmica. “O Fórum é um espaço de escuta, onde poder público, iniciativa privada, academia, Legislativo e população podem trazer contribuições para aperfeiçoar o planejamento. Esse processo garante transparência e participação real na construção de propostas”, afirmou.
Para a diretora do Departamento de Urbanismo da SMPUMA, Viviane Galiano, o encontro é o momento ideal para avaliar se o Plano Diretor tem cumprido seu papel: garantir uma cidade equilibrada, sustentável e com qualidade de vida.
Ela explicou que ao longo do ano o CMPT analisa propostas de alteração, muitas delas vindas da Câmara Municipal. No Fórum, essas análises são apresentadas, e novas sugestões também podem surgir. “Se houver necessidade de atualização do Plano Diretor, isso inicia um novo ciclo de estudos técnicos e audiências públicas antes de qualquer mudança”, detalhou.
Marco Antonio Bedin destacou a importância da participação social no planejamento da cidade
Viviane Galiano apresentou análises sobre a aplicação do Plano Diretor
O presidente do CMPT, Daniel Motta, reforçou: “O plano é um projeto de cidade. Precisamos acompanhar indicadores, dados e resultados para saber se estamos chegando onde planejamos”, explicou. Ele também destacou a composição tripartite do Conselho, com representantes do poder público, da sociedade civil organizada e de moradores das regiões urbanas e rurais. “A cidade é construída pelas pessoas. Quanto mais gente envolvida, mais plural e justa é a visão sobre o território”, afirmou.
Entre os participantes estava Vanessa Azoni Vetrenka, moradora da zona rural, que destacou a importância de espaços onde munícipes podem apresentar suas preocupações. “É uma oportunidade importante tanto para questões pessoais quanto coletivas. No meu caso, vim entender melhor temas que afetam a área rural e acabei conhecendo o fórum ao buscar informações sobre essas situações”, contou.
Daniel Motta explica o papel do Conselho na avaliação contínua do território
A munícipe Vanessa Azoni Vetrenka fala sobre a importância da participação cidadã
Eleição do novo Conselho
No sábado (29), o Paço Municipal recebeu a eleição dos novos representantes da sociedade civil para o CMPT, que terão mandato entre 2025 e 2028. O Conselho é formado por 36 membros titulares e seus suplentes, divididos da seguinte forma:
12 representantes dos moradores, contemplando as cinco regiões urbanas e as zonas rurais Norte e Sul;
12 representantes de entidades da sociedade civil organizada;
12 representantes do poder público (não eleitos).
Os novos conselheiros eleitos terão papel fundamental no acompanhamento e na análise de projetos, propostas de lei e ações relacionadas ao uso do solo e ao desenvolvimento urbano de Jundiaí.
Com a realização do Fórum e a eleição dos novos conselheiros, Jundiaí reforçou seu compromisso com um planejamento urbano participativo, transparente e construído junto à população.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários