Jundiaí sedia a última reunião de 2025 do Consórcio Circuito das Frutas e recebe obra que celebra a identidade regional
Publicada em 08/12/2025 às 10:00
Jundiaí sediou a última reunião de 2025 do Consórcio Circuito das Frutas. O encontro, realizado no auditório do Fundo Social de Solidariedade, reuniu prefeitos e representantes dos dez municípios que integram o circuito. Durante a reunião, foram apresentados o relatório de atividades e ações desenvolvidas ao longo do ano, o balanço financeiro e o calendário de eventos para 2026 — entre eles, as tradicionais festas municipais, como a 41ª Festa da Uva e a 12ª Expo Vinhos de Jundiaí.
Para o prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, receber o encerramento anual do consórcio reforça o papel estratégico da cidade no desenvolvimento regional. “O Circuito das Frutas é um patrimônio coletivo e um instrumento valioso de integração entre os municípios. Encerrar as atividades de 2025 em Jundiaí, em um encontro marcado pela troca de experiências e pelo planejamento conjunto, reforça o nosso compromisso com o fortalecimento das políticas públicas da região. É uma honra receber os prefeitos e iniciar 2026 com novas perspectivas para o turismo e para o agronegócio regional.”
Prefeito Gustavo Martinelli e a primeira dama apresentaram a Corte da Uva e a Miss Pérola Negra
O encontro também marcou a apresentação oficial do livro “Circuito das Frutas – História, Cultura e Turismo”, lançado no dia 1º de dezembro, uma obra de fine art produzida pela KM Cultural em parceria com a Concessionária Rota das Bandeiras. O diretor-presidente da concessionária, Douglas Longhi, esteve presente e entregou exemplares aos prefeitos.
A publicação apresenta um registro histórico e visual inédito sobre o território que reúne alguns dos mais importantes polos de turismo rural, gastronômico e agrícola do Estado de São Paulo. Com fotografia autoral, pesquisa histórica e linguagem editorial contemporânea, o livro documenta a identidade dos dez municípios que formam o Circuito das Frutas: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.
Equipe reunida
Prefeitos das cidades de compõem o Circuito das Frutas
Prefeito recebeu o livro oficial do Circuito das Frutas
A secretária de Agronegócio, Abastecimento e Turismo de Jundiaí, Marcela Moro, ressaltou a importância da obra e do encontro. “O livro consolida a identidade do Circuito das Frutas ao registrar nossa história, nossas tradições e a força econômica da região. Ele valoriza décadas de trabalho dos produtores, empreendedores e gestores públicos. Esta reunião também foi essencial para avaliarmos o ano e alinharmos novos projetos para 2026, fortalecendo o turismo sustentável e as ações integradas entre os municípios.”
A próxima reunião do Consórcio Circuito das Frutas já está agendada para 25 de fevereiro de 2026, no município de Valinhos.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários