Casa da Família é inaugurada e reforça rede de proteção social nas emergências climáticas em Jundiaí
Publicada em 08/12/2025 às 16:44
Como parte da programação especial pelos 369 anos de Jundiaí, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social inaugurou, na manhã desta segunda-feira (8), a Casa da Família, um novo equipamento socioassistencial criado para oferecer acolhimento imediato e digno para famílias que precisam deixar suas casas em situações de emergência ou calamidades climáticas. A entrega integra o conjunto de ações do governo municipal voltadas à proteção, segurança e cuidado com a população.
Autoridades presentes na cerimônia de inauguração
A Casa da Família foi estruturada para funcionar como um verdadeiro lar temporário. O imóvel possui dois quartos, sendo um destinado ao casal e outro preparado especialmente para as crianças; sala, cozinha equipada, banheiro, área de serviço, quintal, além de um espaço dedicado aos animais de estimação, a área pet – garantindo que nenhum membro da família fique desamparado no momento de vulnerabilidade. O local tem capacidade para acolher até uma família de até 10 pessoas ou duas famílias de até quatro pessoas simultaneamente.
Durante a cerimônia, o prefeito Gustavo Martinelli destacou o simbolismo da entrega. “A Casa da Família representa o compromisso da nossa gestão em proteger as pessoas nos momentos mais difíceis. É um espaço preparado com cuidado, acolhimento e estrutura para que ninguém fique sozinho diante de uma emergência. Nosso objetivo é garantir dignidade, segurança e suporte emocional, para que cada família consiga recomeçar com o apoio do Município”, afirmou.
Quarto de Casal
Quarto de solteiro
Banheiro
A secretária da SMADS, Luciane Mosca, explicou o funcionamento do serviço e reforçou o caráter acolhedor do espaço. “A Casa da Família é um acolhimento institucional para momentos de urgência e emergência climática. Assim que a Defesa Civil nos aciona, informando a quantidade de pessoas que precisam de apoio, iniciamos o processo de triagem para entender o contexto de cada família. Elas permanecem por até sete dias, período em que organizamos toda a rede socioassistencial: auxílio-aluguel, auxílio-moradia, emissão de documentos que muitas vezes se perdem, além de roupas e móveis. É um momento em que cuidamos da parte prática, mas também acolhemos emocionalmente. A casa tem jeito de casa, cheiro de casa, com espaço pet, área de serviço, quarto para crianças e quarto para o casal, para que possamos mitigar esse momento tão crítico que a família está passando.”
Quintal
Sala
Cozinha
O atendimento no espaço ocorre exclusivamente por indicação da Defesa Civil, que realiza a avaliação inicial do risco e aciona a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). A partir daí, tem início o processo de acolhimento e acompanhamento das famílias. O coordenador da Defesa Civil, coronel Gimenez, ressaltou a importância da integração entre os órgãos. “A Casa da Família é uma extensão da nossa missão de salvar vidas e proteger pessoas. Em situações de chuva intensa, deslizamentos ou outras ocorrências, ter um espaço estruturado como este garante que as famílias sejam recebidas com segurança e humanidade enquanto nossas equipes trabalham para restabelecer a normalidade.”
Durante o período de acolhimento, a equipe técnica oferece atendimento psicossocial, escuta qualificada, suporte emocional, orientação para reorganização da rotina e articulação com outras políticas públicas, como saúde, habitação e educação. O objetivo é garantir proteção integral e evitar o agravamento de vulnerabilidades.
Jundiaí dá mais um passo importante em sua política de enfrentamento às emergências climáticas, fortalecendo a rede de cuidado e proteção social e reafirmando o compromisso com uma cidade mais humana, solidária e preparada.
Assessoria de Imprensa
Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários