Empresas encerradas devem solicitar cancelamento da Inscrição Municipal até 31 de dezembro
Publicada em 12/12/2025 às 14:00
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Finanças, reforça a orientação aos empresários e empreendedores que encerraram suas atividades para que solicitem o cancelamento da Inscrição Municipal até o dia 31 de dezembro de 2025. A regularização deve ser feita pelo portal Balcão do Empreendedor (clique aqui).
A Inscrição Municipal é o registro que habilita pessoas físicas e jurídicas a exercerem atividades no município, sendo obrigatória para todos. Ela possibilita a emissão de notas fiscais, o recolhimento do ISS, tornando regular perante o ente municipal. Quando a empresa encerra suas operações, é fundamental efetivar o cancelamento desse registro para que as informações sejam atualizadas e o CNPJ deixe de constar como ativo na base municipal.
Basta clicar no ícone Inscrição Municipal e solicitar o cancelamento
Caso o cancelamento não seja solicitado, o contribuinte continua sujeito à cobrança da Taxa de Fiscalização e do Alvará de Funcionamento de 2026, mesmo que a empresa não esteja mais em atividade. Além disso, o não cumprimento da obrigação pode gerar multa, conforme previsto na legislação municipal, onerando ainda mais o empreendedor.
O secretário adjunto de Finanças, Ruben Dário, reforça a importância da regularização: “Nosso objetivo é orientar e facilitar a vida do contribuinte. Quando o cancelamento da Inscrição Municipal é feito dentro do prazo, evitamos cobranças indevidas e garantimos que o contribuinte se exima do pagamento das taxas após o encerramento das atividades. É um processo simples, digital e que traz segurança para todos.”
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Investimento tecnológico sustentável impulsionará emprego e renda em Jundiaí Publicada em 20/11/2025 às 15:00 Jundiaí recebeu representantes da Casa dos Ventos e da Ascenty, empresas reconhecidas nacional e internacionalmente por suas operações sustentáveis em energia renovável e infraestrutura tecnológica. A parceria entre as duas organizações garantirá à cidade a implantação de um novo empreendimento totalmente baseado em energia limpa e no uso de água de reuso, assegurando operação moderna, de grande porte e sem impactos ao abastecimento local. Logo na apresentação, as empresas reforçaram que toda a energia utilizada será 100% renovável, fornecida pela Casa dos Ventos, e que o sistema adotará circuito fechado de água tratada e reutilizada, eliminando a necessidade de captação adicional. O modelo já é referência no setor e se alinha às diretrizes ambientais do município. Mark Willian, Humberto Cereser, Cássia Carpi, Luciana Tango, Clécio Eloy, Gustavo Martinelli, Marcos Siqueira, ...
Comentários