Artesãos do ‘Jundiaí Feito à Mão’ ganham espaço permanente para venda de produtos no Anhangabaú
Publicada em 03/12/2025 às 13:00
Os artesãos do programa Jundiaí Feito à Mão, desenvolvido pela Secretaria de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (SMAAT), participaram de uma reunião para alinhar os últimos detalhes da inauguração do novo espaço permanente de comercialização de produtos artesanais na cidade. A novidade integra a comemoração pelo aniversário de 369 anos de Jundiaí e será inaugurada nesta sexta-feira (05/12), às 10h, quando o grupo passa a contar com um ponto fixo na Avenida D. Manoela Lacerda de Vergueiro, 655 – Anhangabaú.
O local foi pensado estrategicamente: está situado na esquina com a Avenida Jundiaí, próximo ao Parque da Uva — área frequentemente utilizada como parada de ônibus de turismo. A alta procura por souvenires por parte dos visitantes reforçou a necessidade de um espaço exclusivo para valorizar a produção artesanal local. Além disso, o ponto fixo atende a um antigo desejo dos artesãos, que agora terão um local permanente para receber o público e ampliar vendas.
A reunião foi realizada no auditório do Paço Municipal
O espaço vai funcionar de quarta a domingo, das 10h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.
Somente em 2025, o Jundiaí Feito à Mão participou de 72 feiras na cidade, ampliando a visibilidade dos artesãos e fortalecendo a economia criativa.
A secretária de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro, destacou que o novo espaço consolida o compromisso da Prefeitura com a valorização do artesanato local. “O artesanato é parte fundamental da nossa identidade cultural e também uma importante atividade econômica. Com este ponto permanente, garantimos mais oportunidade de renda aos artesãos e oferecemos aos turistas e moradores um espaço qualificado para conhecer e adquirir produtos feitos com talento e história”, afirmou.
Entre os artesãos, o sentimento é de entusiasmo. Mia Vovó, que se dedica integralmente ao artesanato, celebrou a novidade. “Trabalhar com artesanato me proporcionou a vida que sempre quis. Hoje sou uma pessoa realizada, e ter um local fixo para vender meus produtos vai aumentar ainda mais a minha lucratividade. Estou muito feliz com essa conquista”, contou.
Mia Vovó e Nilza aprovaram a iniciativa e enxergam a possibilidade de novos clientes
Já Nilza, que há três anos encontrou no crochê sua principal fonte de renda após a aposentadoria, destacou o impacto positivo da iniciativa. “Para nós, esse espaço representa mais divulgação e mais oportunidades de vendas. É a chance de ampliar o trabalho e alcançar novos clientes”, afirmou.
A diretora de Fomento ao Turismo, Mirian dos Santos Oliveira complementa que: “Este novo ponto de venda nasce de uma demanda crescente do turismo. Como muitos ônibus param na região, entendemos que seria o local ideal para dar visibilidade aos artesãos e oferecer aos visitantes produtos genuínos de Jundiaí. É uma iniciativa que fortalece o turismo, gera oportunidade e cria um espaço de encontro entre cultura, criatividade e economia.”
A inauguração do espaço acontece nesta sexta-feira (05/12), às 9h, e o funcionamento começa logo após a abertura. O espaço é aberto a toda população que está convidada a prestigiar e conhecer de perto o talento dos artesãos jundiaienses.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Investimento tecnológico sustentável impulsionará emprego e renda em Jundiaí Publicada em 20/11/2025 às 15:00 Jundiaí recebeu representantes da Casa dos Ventos e da Ascenty, empresas reconhecidas nacional e internacionalmente por suas operações sustentáveis em energia renovável e infraestrutura tecnológica. A parceria entre as duas organizações garantirá à cidade a implantação de um novo empreendimento totalmente baseado em energia limpa e no uso de água de reuso, assegurando operação moderna, de grande porte e sem impactos ao abastecimento local. Logo na apresentação, as empresas reforçaram que toda a energia utilizada será 100% renovável, fornecida pela Casa dos Ventos, e que o sistema adotará circuito fechado de água tratada e reutilizada, eliminando a necessidade de captação adicional. O modelo já é referência no setor e se alinha às diretrizes ambientais do município. Mark Willian, Humberto Cereser, Cássia Carpi, Luciana Tango, Clécio Eloy, Gustavo Martinelli, Marcos Siqueira, ...
Comentários