Jundiaí inaugura primeiro posto do PAV da Receita Federal no Espaço Jundiaí Empreendedora Publicada em 06/12/2025 às 16:00 A Prefeitura de Jundiaí inaugurou o primeiro posto de serviço do Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal instalado no município. O posto está localizado no espaço Jundiaí Empreendedora, no Maxi Shopping, e passa a oferecer diversos serviços do órgão de forma presencial e assistida, facilitando o acesso da população sem necessidade de deslocamento até uma unidade da Receita. A inauguração e assinatura do Acordo de Cooperação Técnica contou com a presença do prefeito Gustavo Martinelli. “Estamos ampliando o acesso da população a serviços essenciais e fortalecendo a cidadania. A parceria com a Receita Federal mostra como Jundiaí está comprometida em facilitar a vida das pessoas, aproximando o serviço público do cidadão e gerando mais eficiência no atendimento”, afirmou o prefeito Gustavo Martinelli. Prefeito Gustavo Martinelli assinou o Acordo de Cooperação Técnica para instalação do PAV O delegado da Receita Federal em Jundiaí, Frederico Mello, destacou o impacto regional da iniciativa. “A Receita Federal administra 30 municípios na nossa região, e a abertura de mais um PAV é um avanço importante para aproximar nossos serviços do cidadão. A Prefeitura de Jundiaí demonstra grande compromisso ao investir em inovação, tecnologia e facilitação do acesso. Essa parceria é essencial para ampliar e qualificar o atendimento à população”, afirmou Mello. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Humberto Cereser, ressaltou os benefícios para os moradores e empreendedores.“O PAV é um equipamento que aproxima o serviço público do dia a dia das pessoas. Ao oferecer um atendimento assistido, Jundiaí facilita o acesso a serviços fundamentais e contribui para a organização fiscal da população. É mais um passo para fortalecer o ambiente econômico e o apoio ao cidadão”, disse Cereser. Humberto Cereser, Gustavo Martinelli, Frederico Mello, Jorge Luiz e por último Gilson Pichiolli Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e a equipe da Receita Federal O PAV tem como finalidade oferecer suporte presencial para acesso aos serviços digitais da Receita Federal. Para isso, seis servidores municipais foram capacitados diretamente pela Receita e terão suporte em tempo integral. O atendimento contará também com um canal direto de comunicação, via WhatsApp, com a Receita Federal de Jundiaí, garantindo respostas rápidas e orientação segura ao contribuinte. Nos postos do Ponto de Atendimento Virtual, os cidadãos poderão realizar 13 tipos de serviços, entre eles: Emissão, inscrição, alteração e regularização de CPF; Inscrições e alterações no CAEPF, CAFIR e CNO; Consultas de pendências fiscais e cadastrais; Consulta à malha fiscal, situação da DIRPF e restituições; Emissão de DARF e GPS; Cópia de declarações e comprovantes; Protocolo de documentos e envio de procurações eletrônicas pelo e-CAC. Representante da Cidadania Fiscal e ouvidor da Receita Federal, Jorge Luís Pires enfatizou o papel do PAV na garantia de direitos. “Os serviços disponibilizados aqui são essenciais para o exercício da cidadania. A presença do PAV dentro do espaço Jundiaí Empreendedora amplia o alcance dessas ferramentas, garantindo que cada pessoa tenha orientação adequada e atendimento humanizado”, destacou Pires. O Estado de São Paulo conta atualmente com 218 postos do PAV, e Jundiaí reforça essa rede com atendimento especializado e gratuito. O próximo posto de atendimento PAV será no Poupatempo, com inauguração prevista para 15 de dezembro. Assessoria de Imprensa Fotos: Fotógrafos PMJ

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