DAE e Prefeitura entregam nova adutora e reforça o abastecimento no Vetor Oeste
Publicada em 07/12/2025 às 15:35
A DAE e a Prefeitura de Jundiaí entregaram neste domingo (7) a nova adutora que reforçará o sistema de abastecimento do Vetor Oeste. A visita técnica, que marcou o início da operação da nova adutora, integra o calendário de ações em comemoração aos 369 anos da cidade e marca mais uma etapa do conjunto de investimentos planejados para ampliar a segurança hídrica do município.
Durante a ação o prefeito Gustavo Martinelli, reforçou a importância da obra para a cidade. “Estamos falando de um projeto de mais de três quilômetros de extensão, que passa a beneficiar cerca de 160 mil famílias. É um impacto enorme para o Vetor Oeste e para todo o sistema de abastecimento da cidade É uma região que cresce muito, e o nosso compromisso é acompanhar esse crescimento com planejamento e seriedade, reforçando toda a estrutura de abastecimento da região”, explicou Martinelli.
Com mais de três quilômetros de extensão, o projeto contempla diferentes trechos dimensionados para atender a região. Foram instalados 322 metros de adutora de 800 mm, 1,9 km de adutora de 1000 mm, 740 metros de adutora de 1200 mm e mais 42 metros de adutora de 800 mm, compondo um sistema robusto de transporte de água tratada.
O investimento total é de mais de R$18.3 milhões, viabilizado por meio de financiamento da Caixa Econômica Federal, pelo programa IN22, em parceria com recursos próprios da empresa. A obra teve início em maio de 2023 e, com sua conclusão, beneficiará diretamente cerca de 160 mil famílias do Vetor Oeste.
O diretor-presidente da DAE, Luiz Roberto Del Gelmo, destacou o papel estratégico da obra para o abastecimento da cidade. “Essa adutora foi planejada para atender não apenas a necessidade atual do Vetor Oeste, mas também o desenvolvimento da região nos próximos anos. É uma obra de grande impacto para a segurança operacional do sistema e para garantir que o crescimento da cidade seja acompanhado por infraestrutura adequada.”
O vereador Daniel Lemos e membros da diretoria da DAE também acompanharam a visita. A entrega marca mais uma fase do programa de melhorias da DAE voltado ao fortalecimento da capacidade de distribuição de água em todas as regiões da cidade.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários