Receita de pudim caipira de cortar que você vai adorar e não fica muito doce
Ingredientes da receita de pudim caipira
Da calda
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de água
Do pudim
2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
5 ovos inteiros
1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo sem fermento
2 xícaras (chá) de açúcar
2 e ½ xícaras (chá) de leite integral
Obs.: a medida da xícara é de 240ml.
Modo de preparo
Da calda
Leve uma panela ao fogo com 1 xícara (chá) de açúcar, mexendo de vez em quando, até derreter e formar uma calda cor de caramelo.
Em seguida, junte, cuidadosamente, ½ xícara (chá) de água, mexendo ocasionalmente, até derreter os grumos que se formaram.
Com a calda lisinha e levemente engrossada, desligue o fogo e despeje numa forma de pão (28 cm x 11 cm x 6 cm), inclinando-a para caramelizar por igual ou escolha outra forma que desejar.
Deixe reservada.
Do pudim
No copo do liquidificador, adicione: 5 ovos inteiros, 2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga e 2 xícaras (chá) de açúcar, depois tampe e bata por 2 minutos.
Junte 2 e ½ xícaras (chá) de leite integral, vá batendo e acrescentando a farinha de trigo gradualmente, às colheradas, deixando bater por mais 1 minuto.
Acomode a forma caramelizada em outra forma maior e despeje a mistura do pudim nela, mas despeje por cima de uma colher, para não misturar com a calda.
Despeje cerca de um dedo de água quente na forma grande, com algumas gotinhas de vinagre, para não manchar e leve ao forno que precisa ser pré-aquecido a 200 °C, por 10 minutos, para assar por 1 hora.
Retire, deixe amornar, passe uma faquinha sem serra na lateral da forma e depois desenforme. Se necessário, leve por uns segundos a boca do fogão, para soltar o caramelo e após desenformado, pode levar para derreter a calda que ficou grudada no fundo da forma e despejar sobre o pudim.
Sirva e aprecie seu irresistível pudim caipira!
Com festa, UBS Esplanada comemora oito anos do Grupo Mãos Arteiras Publicada em 25/06/2024 às 14:40 Com sorrisos largos no rosto e muita animação, as usuárias da Unidade Básica de Saúde (UBS) Esplanada comemoram, na última segunda-feira (24), oito anos de existência do Grupo Mãos Arteiras. O evento, no Centro Esportivo Nilo Avelino Macedo, contou com a presença do gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera. Montado em 2016, o grupo é uma das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) ofertadas pelo equipamento de saúde. Todas as segundas-feiras, cerca de 40 mulheres se reúnem para fazer crochê, vagonite, tricô, macramê, ponto cruz e compartilhar tantas outras técnicas de artesanato. Enquanto produzem e aprendem, elas se socializam, o que tem refletido na saúde mental e física de cada participante. A festa foi marcada por muita alegria, encontros e reencontros “A saúde em Jundiaí avança a partir de investimentos nos equipamentos, na qualificação da equipe e por meio de ações que vã
Comentários