Justiça venezuelana manda prender Edmundo González
Candidato de oposição é acusado de 'terrorismo' pelo chavismo
A Justiça da Venezuela emitiu um mandado de prisão contra o candidato da oposição a presidente, Edmundo González Urrutia, após pedido do Ministério Público, fiel ao governo de Nicolás Maduro.
González, que reivindica a vitória nas eleições de 28 de julho, é acusado de "usurpação de funções, falsificação de documentos públicos, instigação à desobediência das leis do Estado, conspiração, sabotagem para prejudicar sistemas e associação terrorista".
O mandado chega após o candidato ter ignorado três convocações para comparecer a um tribunal e explicar a divulgação de atas eleitorais em um site criado pela plataforma de oposição Plataforma Unitária Democrática (PUD), na qual o diplomata de 75 anos é indicado como vencedor das eleições presidenciais.
A líder da PUD, María Corina Machado, também é investigada pelo Ministério Público. González vive em um estado de semiclandestinidade e não aparece em público desde 30 de julho.
Em pronunciamento em seu programa semanal na TV, Maduro, declarado reeleito pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), chamou o rival de "covarde". "Ele acredita estar acima da lei, e isso é inadmissível", disse. Passado mais de um mês das eleições, o CNE ainda não divulgou as atas de votação.
Machado, por sua vez, afirmou que o regime chavista "perdeu o senso de realidade" e que a ordem de prisão contra González só vai "aumentar o apoio dos venezuelanos e do mundo" ao candidato de oposição.
Em uma declaração conjunta, sete países da América Latina - Argentina, Costa Rica, Guatemala, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai - disseram que o regime Maduro quer "calar González" e "ignorar a vontade popular".
"Em um país onde não existem separação de poderes nem garantias judiciárias mínimas, condenamos essas práticas ditatoriais", acrescentou o documento. .
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários