Prefeitura inicia implantação de Inteligência Artificial em Pronto Atendimentos
Publicada em 12/02/2024 às 08:00
Uma Cidade Inteligente é aquela que utiliza a tecnologia a favor da boa prestação de serviço para o cidadão. Nesse contexto, a Prefeitura de Jundiaí deu início, nesta quinta-feira (25), à implantação do projeto de Inteligência Artificial nos Pronto Atendimentos (PA), com o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), para automatizar processos, integrar sistemas, realizar acompanhamento de pacientes crônicos e no pós-alta, emitir alerta, entre outras funções. Ela está sendo feita em conjunto com a healtech Munai.
O recurso inovador será o sistema de alerta para as equipes de Atenção Básica, alocadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Clínicas da Família de cada região. Eles avisarão quando o paciente atendido for internado, receber alta ou buscar um Pronto Atendimento, garantindo assim um cuidado integral a esse cidadão.
“Em alinhamento aos conceitos de Cidade Inteligente e Saúde 4.0, Jundiaí realiza mais um importante investimento que dará um salto de qualidade na prestação do serviço público. A tecnologia, somada aos equipamentos pré-hospitalares e ao Hospital São Vicente, fortalecem o ecossistema de saúde criado no Município e entregarão agilidade no cuidado das pessoas”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
A plataforma foi apresentada por membros da Munai, em reunião na Sala de Situação, no Paço Municipal. “Automatizar processos significa otimizar recursos e destinar os servidores ao que realmente interessa, que é no cuidado com as pessoas”, afirma o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
Sistema de inteligência artificial já é utilizado no HSV e passará a agregar no atendimento de PAs
Além de Parimoschi e o gestor de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera, estiveram presentes o superintendente do HSV, Matheus Gomes, e o diretor-presidente da Cijun, Amauri Marquezi.
“Estamos aprimorando cada vez mais e usando a tecnologia a serviço do cidadão. Na área da Saúde sabemos o quanto é importante este tipo de investimento. Prezamos pela acolhida e conforto das pessoas que buscam atendimentos nas UBS e hospitais de Jundiaí e sabemos que, muitas delas, estão vulneráveis nesse momento. Acredito que estamos avançando e, seguramente, nossa cidade é exemplo de bom atendimento”, avalia Marquezi.
“Muitas pessoas com doenças crônicas, como hipertensão ou diabete, buscam diretamente o Pronto Atendimento antes de passar pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), na Atenção Básica. Esses alertas serão fundamentais para que a gente capte esse paciente e destine ao local correto para o tratamento adequado. Com esse investimento Jundiaí dá mais um passo para se consolidar como uma referência na prestação de serviço em Saúde no Brasil”, comenta o Gestor de Promoção de Saúde, Tiago Texera.
Vale ressaltar que o Hospital São Vicente utiliza o sistema de inteligência artificial intra-hospitalar para a gestão e coordenação dos cuidados de seus pacientes em caso de infecção generalizada (sepse), desde 2021. A ferramenta possibilita tomadas de decisões rápidas e assertivas, contribuindo para salvar muitas vidas.
Apresentação da ferramenta foi feita em reunião na Sala de Situação
“O investimento em tecnologia e novos equipamentos é essencial para o Hospital São Vicente e implantar o sistema de Inteligência Artificial, que vai conectar a Rede Básica, Pré-hospitalar e Hospitalar, é mais um importante passo dado pela Instituição em direção à sua transformação digital e ao conceito de Saúde 4.0. Esta parceria com a Prefeitura de Jundiaí e a healthtech Munai contribuirá para um atendimento mais seguro e assertivo para as pessoas que buscam o nosso serviço”, destaca o superintendente do HSV, Matheus Gomes.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários