Nebulização: Visam realiza aplicações no Ivoturucaia contra dengue
Publicada em 07/02/2024 às 13:19
Após trabalho intenso de eliminação de criadouros, investigações de casos confirmados, busca ativa de pessoas com sintomas, mutirões de limpeza e muita orientação, as equipes de Vigilância e Saúde Ambiental (Visam), realizam nebulização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, na região do Ivoturucaia. A aplicação – que prossegue até sexta-feira (09) – é realizada no final da madrugada e início da manhã, período de menor movimentação dos mosquitos alados.
“A nebulização é usada após todas as etapas de eliminação dos criadouros, assim não teremos mais mosquitos adultos. O inseticida atinge somente os alados, sendo que, nas formas jovens (larva e pula) a eliminação deve ser mecânica, ou seja, a eliminação dos criadouros”, reforça a biomédica e gerente da Visam, Ana Lucia de Castro Silva.
A aplicação do produto é feita no final da madrugada e início da manhã em decorrência das especificações técnicas, como menor temperatura e ausência de vento. “As partículas do produto são muito pequenas e este horário favorece a dispersão e o contato com os mosquitos, que estão parados em muros, folhagens, paredes em ambiente peridomicílio”, detalha.
Aplicação é feita mecanicamente; produto é indicado para a eliminação dos mosquitos adultos
Panorama
A Prefeitura de Jundiaí, a partir da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), em parceria com a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), disponibilizam painel epidemiológico das arboviroses com informações atualizadas semanalmente relativas ao cenário da cidade.
A região do Ivoturucaia, de acordo com o painel do Boletim Epidemiológico das Arboviroses Jundiaí contabiliza 124 casos de dengue autóctones e 38 importados. Outros 230 casos aguardam resultado de exames.
Na página, que pode ser acessada de qualquer equipamento conectado à internet pelo endereço https://jundiai.sp.gov.br/boletimarboviroses/, é possível identificar os locais onde há mais casos da doença, inclusive com dados sobre o perfil das pessoas mais acometidas (pessoas entre 26 a 59 anos), com pequena diferença entre mulheres e homens.
Assessoria de Imprensa
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários