Jundiaí reforça a necessidade de a população ajudar a combater a dengue
Publicada em 26/02/2024 às 16:58
Em trabalho de combate e enfrentamento da dengue no bairro Ivoturucaia, sábado (24) e domingo (25), as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) encontraram 33 focos do mosquito Aedes Aegypti em residências. A Prefeitura reforça a necessidade de a população de toda a cidade adotar medidas preventivas para evitar uma epidemia da doença no Município.
Pratos de vasos, garrafas e baldes estavam entre os outros objetos localizados que acumulam água e são propícios para a reprodução do mosquito, que também causa a zika e chikungunya. O bairro acumula, segundo o último Boletim de Arboviroses, 233 casos de dengue, dos 682 confirmados no Município.
Pela segunda vez, o bairro recebeu coleta extra de inservíveis
“O território tem recebido reforço nas ações de investigação, de orientação e de busca ativa de casos suspeitos. Também foi efetuada a coleta de inservíveis e nebulização veicular para conter a transmissão da doença. Diante do cenário, o final de semana foi de intenso trabalho junto aos moradores. Essa foi a quarta ação preventiva no local, e, infelizmente, voltamos a encontrar criadouros que precisam ser eliminados”, alerta a gerente da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), biomédica Ana Lúcia de Castro Silva.
“A dengue pode se agravar e levar à morte. Se o mosquito não nasce, não temos a doença. Estamos em guerra contra o Aedes e todos precisam fazer a sua parte. Fazemos um chamado para toda a população. Uma epidemia se avizinha. O Poder Público está atuando e os serviços de saúde estão preparados para garantir assistência, mas é essencial que cada morador vistorie o seu quintal, efetue o descarte correto do lixo. O clima é favorável ao mosquito, mas podemos combatê-lo”, acrescenta o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.
O caminhão passou pelas ruas e estimulou a limpeza dos imóveis
Coleta extra
Em complemento ao trabalho, nesta segunda-feira (26), o Ivoturucaia recebeu coleta extra de inservíveis. “Passamos pelas ruas, novamente, estimulando a limpeza dos imóveis para evitarmos o agravamento do problema. A região tem a coleta regular de lixo orgânicos, às terças, quintas e sábados; seletiva, às segundas e sextas-feiras; e cata-treco, toda quarta-feira. É fundamental que as pessoas fiquem sempre atentas aos seus quintais e ao interior de suas casas e efetuem o descarte correto do lixo e dos inservíveis, nos dias em que o serviço passa”, completa o diretor de Limpeza Pública, Márcio Moraes.
Nesta terça-feira (27), a VISAM realizará nebulização veicular no bairro. O equipamento utiliza baixo volume de inseticida e elimina o mosquito adulto. A recomendação é para que os moradores não fiquem nas janelas ou sacadas, tirem os animais dos quintais, cubram gaiolas e, se possível, retirem os veículos estacionados na rua, facilitando o trabalho da máquina de aplicação.
Checklist
Para auxiliar na eliminação dos criadouros no imóveis, um checklist está disponível no site da Prefeitura. A orientação é que seja verificados:
– Lixo – não deixe lixo espalhado no quintal e descarte nos dias corretos;
– Plantas – tire os pratinhos do vaso;
– Vasos sanitários – tampa sempre fechada. Em banheiros com pouco uso, dar descarga pelo menos uma vez por semana;
– Garrafas – se guardadas, devem estar em local coberto ou com as bocas viradas para baixo;
– Calhas – limpas. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água;
– Vasilhas para animais – lavar duas vezes por semana com água e sabão;
– Ralos – tampados com telas ou vedados (principalmente os que estão fora de uso);
– Piscinas – sempre limpas, mesmo se uso. Use cloro para tratar a água e filtre periodicamente;
– Caixa D’água – mantenha fechada e vedada;
– Pneus – devem ser guardados em locais cobertos e descartados de maneira correta;
– Lonas – não deixe lonas jogadas formando bolsões de água.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários